A Reportagem Rubricas

A “Casa dos Segredos” de Teresa Guilherme

A continuação

Depois do sucesso alcançado com a primeira edição, que decorreu entre 3 de Outubro de 2010 e 1 de Janeiro de 2011, muito se especulou sobre quando é que o programa que causou polémica no último trimestre do ano passado regressaria aos ecrãs. Em Fevereiro chegou a pensar-se que a segunda temporada iria para o ar logo em Março, mas tal não aconteceu. As obras que decorreram na casa foram apenas para a edição holandesa do formato, gravada em território nacional. Contudo, e porque já era um dado adquirido que haveria Secret Story na rentrée televisiva, só faltava saber quando aconteceria. Foi a 7 de Junho que arrancaram os castings e desde esse dia milhares de pessoas tentaram a sua sorte. Hoje à noite conheceremos quem foi escolhido.

Mas que diferenças haverá entre a primeira e a segunda temporada? Segundo a imprensa, Secret Story 2 terá ainda mais polémica do que na edição passada. Embora o fio condutor continue a ser o mesmo, uma casa, vários concorrentes, diferentes segredos, isolamento total do mundo exterior e muito dinheiro à mistura, nesta temporada haverá ainda mais envolvimento físico e uma maior disputa no que ao jogo da descoberta de segredos diz respeito. Pelo menos essa é a intenção da produção, que quer que esta temporada tenha ainda mais sucesso do que a primeira. Para além disso, foram acrescentadas algumas regras, modificações a nível das caras do programa, entre muitas outras alterações.

As regras


A Voz continua a ser quem manda na Casa dos Segredos. E continua a ter os seus dez poderes:

– Interromper qualquer actividade e manter o silêncio de imediato quando A Voz falar;

– Nunca questionar qualquer uma das decisões de A Voz;

– Jamais interromper A Voz;

– Nunca recusar uma missão secreta ou uma tarefa colectiva;

– Jamais revelar a sua missão secreta;

– Explicar de forma clara e honesta a votação para as nomeações;

– Agir e falar respeitosamente dentro da casa;

– Nunca revelar o seu segredo a outro candidato;

– Nunca pedir para falar com A Voz num local diferente do confessionário;

– Chamá-la por A Voz, quando quiser falar com “ela”.

Mas há novas regras nesta segunda temporada:

– Na decoração da Casa dos Segredos haverá um segredo escondido. Quem o conseguir adivinhar, passa diretamente à grande final de Secret Story;

– Para prolongar o jogo, alguns concorrentes poderão ter vários segredos;

– Será criada a Sala das Previsões, onde determinados concorrentes vão poder saber o que se vai passar no futuro e, assim, influenciar decisões e comportamentos dos colegas;

– Também haverá uma Anti-Room, sala onde o favorito do público se pode refugiar dos outros no dia das nomeações;

– Vai existir uma antecâmara, onde os concorrentes eliminados poderão tentar reconquistar a entrada na competição.

– O concorrente que tiver o seu segredo descoberto, nessa semana, será sujeito a nomeação imediata;

– Um ou dois dos concorrentes poderão escolher um candidato que será nomeado até ao fim (ou ser eliminado) … mas que se poderá ver livre desse mal se descobrir quem lhe causou esse problema.

Os Falsos Segredos

Para causar ainda mais polémica, a televisão de Queluz de Baixo decidiu iniciar a promoção à segunda temporada de Secret Story com inúmeros teasers de segredos para o programa. Contudo, e ao contrário do que se chegou a imaginar, estes não serão os segredos escondidos na renovada Casa dos Segredos. Fizeram apenas parte de uma estratégia de marketing e comunicação por parte da TVI. Os verdadeiros segredos, esses, só serão revelados hoje. E, mesmo assim, alguns foram sugestões da produção, após uma intensiva pesquisa sobre a vida dos candidatos, adiantou recentemente a imprensa.

Os Concorrentes


Foram mais de setenta mil os portugueses a tentarem a sua sorte nesta segunda temporada de Secret Story, depois de a primeira ter recebido perto de sessenta mil. Destes, apenas cinquenta chegaram à fase final e daqui só dezanove (ao que tudo indica) entrarão na renovada Casa dos Segredos.

Irmãs, Casais homossexuais, concorrentes relacionados com figuras públicas são algumas das prováveis caras do programa, sendo que, até ao momento, a imprensa avançou os nomes de Carla Batista, André Penteado, Fernando Ferreira, José Abelha, Marco Emanuel, Fernando Pessoa, Cleide Senhorães, Daniela Pereira, José Borges, Dryca Soares, Dann Pereira, Kelly Letra, João Almas e Daniela Pimenta. Se serão estes os concorrentes, só logo à noite saberemos.

A Apresentação


Com a saída de Júlia Pinheiro para a SIC era um dado adquirido que esta nova temporada de Secret Story teria uma nova cara. Teresa Guilherme, Fátima Lopes, Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira ou Leonor Poeiras foram nomes em cima da mesa. Se, aquando do início das inscrições, tudo levava a crer que seria a apresentadora do Você na TV! a responsável por suceder à agora cara da televisão de Carnaxide, no final de Julho era já um dado adquirido de que seria Teresa Guilherme a escolhida, tal como A Televisão avançou em primeira mão a 20 de Julho.

E foi um mês depois que os responsáveis do canal de Queluz de Baixo o confirmaram: “Esta profissional do entretenimento, que tem dado cartas em áreas como a produção, representação e apresentação, volta agora a ser o elo de ligação entre a casa mais famosa do país e o exterior. Muito querida do público português, Teresa Guilherme apresentou quatro edições do reality show que revolucionou a televisão portuguesa, o Big Brother”.

A partir daqui começaram as entrevistas da comunicadora, polémicas com a antecessora, críticas, desejos, promessas e um sem número de declarações que causaram falatório na opinião pública. De uma coisa todos estão certos, Teresa Guilherme foi uma clara escolha para aumentar ainda mais a polémica com o programa. Uma opinião defendida por inúmeros críticos de televisão e partilhada por grande parte dos portugueses. E, afastada dos ecrãs há já alguns anos, a apresentadora regressa, assim, pela porta grande a um formato onde foi feliz. Conhecida por ser uma mulher supersticiosa, a apresentadora revelou à imprensa as suas superstições para a estreia de Casa dos Segredos:

– Teresa Guilherme não quer conhecer quem são os concorrentes do programa até dois dias antes da estreia, para poder reagir com surpresa ao que eles lhe disserem na primeira conversa;

– A comunicadora gosta de estrear os seus programas no último domingo do mês, algo que, desta vez, não vai acontecer, ao contrário do que aconteceu com as edições do Big Brother. Mas para si, sagradas, são as terças-feiras;

– Ver todos os diários, emissões especiais serão as suas tarefas nos próximos três meses, sendo que os ensaios para os programas são feitos a ver o TVI Secret Story;

– Ensaia todos os programas, mas não se fica por aí. Simula as respostas que os concorrentes poderão, eventualmente, dar e prepara o desenrolar da conversa;

– Tem todas as perguntas decoradas, lidas durante os ensaios e cartões na mão para evitar qualquer deslize ao longo da emissão;

– Durante as galas e emissões de terça-feira, tem que ter uma garrafa perto de si, em cima da mesa;

– Compra a roupa que usa na primeira emissão dois dias antes ou até mesmo na véspera.

– Vermelho ou azul têm que fazer, obrigatoriamente, parte da indumentária, sendo que a lingerie é sempre azul.

Os parceiros de Teresa Guilherme


Ao contrário do que aconteceu na primeira edição, desta vez não serão apenas dois os repórteres ou apresentadores, responsáveis pela condução das emissões diárias do programa. Pedro Granger foi convidado pela TVI, mas decidiu sair do canal e deixou uma vaga para outro colega. Contudo, este ano, a Casa dos Segredos vai ser um programa de mulheres, pelo menos no que às caras diz respeito. O Diário da Tarde, com apenas dez minutos de duração será conduzido por Mónica Jardim, que acumula com Tatiana Figueiredo, Marta Cardoso e Nuno Eiró as reportagens e Vox Pop de Secret Story 2. Já Leonor Poeiras, a única que se mantém na equipa, passará a apresentar, sozinha, os Diários, após o Jornal das 8. Por último, Iva Domingues é a nova cara das emissões Extra, que vão para o ar todas as noites, entre a meia-noite e a uma da manhã.

Quanto a Teresa Guilherme, não terá nenhum parceiro nas galas de domingo, ao contrário do que acontecia com Júlia Pinheiro. Ainda assim, esta noite, é de esperar que uma das colegas esteja à porta da Casa dos Segredos a receber os concorrentes.

O TVI Direct

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a TVI e o MEO voltaram a juntar-se e o TVI Direct vai continuar com esta segunda edição de Casa dos Segredos.

“O TVI Secret Story e outros conteúdos interactivos têm vindo a complementar os conteúdos lineares [tradicional forma de ver TV]”, adiantou uma fonte oficial da PT ao Correio da Manhã recentemente, acrescentando ainda que o TVI Secret Story estará disponível 24 horas por dia no canal 12 e terá também uma componente interativa que permitirá o acesso direto ao Facebook do programa, com vídeos com os melhores momentos da semana, entre outros.

As emissões arrancam já hoje, logo após o término da emissão em directo pela TVI.

Curiosidades


– O genérico do programa terá uma nova voz. O falecimento de Angélico fez com que a televisão de Queluz de Baixo optasse por escolher outro músico para dar voz ao programa, até porque a música sofreu algumas alterações.

Secret Story 2 terá uma componente bastante ativa nas redes sociais, sendo que no passado o twitter não foi muito utilizado, algo que será diferente este ano.

– Depois dos terríveis Woddy e Rute, a Casa dos Segredos voltará a ter animais de estimação, não se sabendo ainda quais serão, nem quando entrarão.

– Vera Ferreira chegou a ser apontada como uma das repórteres do programa, contudo, tal acabou por não se confirmar, não se sabendo, contudo, os motivos.

– Um dos selecionados para a fase final do programa recusou envolver-se com outro homem dentro da casa e acabou por não fazer parte do grupo de concorrentes.

– Ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez a imprensa descobriu vários possíveis concorrentes, mas até logo à noite, não se sabe se serão ou não os escolhidos.

As promos

 

Está preparado para o que aí vem? Secret Story 2, a não perder hoje à noite, pelas 21h35, na TVI!

  • Dúlio Silva

    Apenas uma pequena correcção: foram mais de 80 mil inscrições…
    E já agora, poderiam ter colocado: As Parceiras de Teresa Guilherme 😀

    E claro, parabéns pela grande reportagem! 😉

  • Eu

    Excelente reportagem. Não acredito numa coisa: esses concorrentes apontados não devem entram. Deve ser mentira, pois se comunica-sem a alguém seriam expulsos, por isso acredito que sejam outros. A produção é mesmo exigente. De resto, está excelentes. Parabéns.

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close