fbpx

A Entrevista – Wayde King e Brett Raymer

A Televisão
7 min leitura

Destaque_Tanked

Os designers de aquários mais famosos do universo televisivo, Wayde King e Brett Raymer, estão de regresso aos ecrãs dos portugueses. A terceira temporada de Aquários XX, cujo nome original é Tanked, estreou em Portugal dia 20 de agosto às 21h no Discovery Channel, que impulsionou uma série de entrevistas para promover os novos episódios. O A Televisão conversou, assim, com a divertida dupla de protagonistas sobre a sua empresa, Acrylic Tank Manufacturing, ou simplesmente ATM, o seu programa de televisão, bem como a sua paixão pela construção de aquários.

Como surgiu esta oportunidade de terem um programa de TV? Era algo que sempre desejaram fazer?

Wayde King: Eramos ambos apaixonados por peixes e aquários. Há 20 anos atrás conheci o Brett, o seu pai e irmã, com quem casei, e criamos a empresa. Brett tinha amigos na área televisiva e conseguimos filmar um episódio piloto, o qual Brett levou até à Discovery. Eles adoraram o episódio e bateu recordes de audiência. Desde essa altura temos feito o programa de TV e construímos aquários temáticos. Criámos aproximadamente dez mil aquários internacionalmente, e estamos em todo o mundo.

Foram vocês que criaram o conceito para o programa de TV ou foi a estação de televisão? 

Wayde King: Nós desenvolvemos o conceito e na verdade filmamos. Fizemos o episódio piloto e posteriormente um vídeo promocional. O Brett mostrou a vários amigos que conheciam alguém na Discovery, eles adoraram e compraram o programa.

Quando é que se perceberam que queriam construir aquários?

Wayde King: Penso que ambos percebemos que queríamos construir aquários quando vimos a reação das pessoas a eles. Não creio que alguma vez nos passou pela cabeça que iríamos ter um programa de TV, ou iríamos bater recordes de audiência e ser conhecidos mundialmente por construí-los. É um sentimento incrível quando fazemos algo que amamos e que faz tanta gente contente.

 ATM é uma das empresas de construção de aquários mais bem-sucedidas do mundo.  Na vossa opinião, qual é a chave para ter sucesso nesta área?

Wayde King: Penso que seja a satisfação do cliente. Se tens uma boa infraestrutura na tua empresa, não sou só eu e o Brett,  nós temos 58 empregados, entre canalizadores, eletricistas, soldadores, pessoal de escritório, acho que é o toda a equipa junta que realmente faz com que sejamos bem-sucedidos. Quando se tem uma equipa que ama o que faz e coloca o seu coração no trabalho, creio que se tem uma empresa de sucesso.

2 A Entrevista - Wayde King E Brett Raymer

Vocês gerem uma empresa familiar, como inicialmente tinha referido. Na vossa opinião, é uma vantagem ou desvantagem?

Wayde King: Tanto pode ser uma vantagem como desvantagem. Todas as famílias têm problemas. Todos temos bons dias e maus dias, principalmente na nossa família, pois temos uma empresa para gerir. Contudo, usamos isso como uma ferramenta para nos manter unidos. É difícil trabalhar com família, mas em alguns casos é muito divertido trabalhar em família. Portanto, parece-me que pode dar para os dois lados. Cada dia é uma experiência nova.

Ao longo das várias temporadas vocês criaram os mais variados aquários. Qual foi o aquário mais difícil e o mais divertido de construir?

Wayde King: Diria que o mais divertido foi o que fizemos para o Tracy Morgan. Um dos maiores e mais engraçados foi feito numa igreja em Dallas, Texas. Foi um desafio, levou dois anos e meio a construir, tinha dois túneis para o levar até à igreja. Mas, como eu disse inicialmente, nós já fizemos mais de dez mil aquários mundialmente. Cada um tem uma história, o que é divertido de lembrar.

Como empresa de construção de aquários, vocês trabalham diretamente com os pedidos dos clientes. Alguma vez tiveram um pedido impossível de implementar?

Wayde King: Nós recebemos milhares, por vezes semanalmente. Uma vez recebemos um pedido para construir um unicórnio! Penso que o problema não seja construir algo, creio que eu e o Brett conseguimos construir qualquer aquário no mundo. Acho que o problema será o orçamento para o construir. Por vezes, eles têm em mente que querem gastar 100 mil dólares ou 20 mil dólares, mas os 20 podem ser 50 mil dólares e os 100 podem ser na verdade 200 mil dólares. Portanto, penso que seja uma questão de dinheiro versus o que eles querem construir.

Vocês trabalham com todo o tipo de peixes, até mesmo os assustadores tubarões. É difícil trabalhar com estes animais selvagens?

Wayde King: É bastante difícil trabalhar com animais selvagens, tem que se ter a certeza da qualidade da água. Se nós verificamos que a água não está da forma como desejamos, então, não colocamos os animais nos aquários. A nossa primeira prioridade é o bem-estar dos animais. Existem algumas espécies que nunca recomendaríamos colocar num aquário. Outra questão importante é a compatibilidade, tem que se ter a certeza que os animais são compatíveis. Existe bastante preparação e estudo na construção.

Vocês já trabalharam com várias celebridades. Existem alguém em particular que estão desejosos para trabalhar?

Wayde King: Nós trabalhamos com toda a gente. Penso que esta semana vamos trabalhar com Shaquille O’Neil, será certamente divertido trabalhar com ele. Existem tantos: estrelas de cinema, atletas, cantores… nós queremos trabalhar com todos. Adoraríamos fazer um para o Facebook, ou quem sabe para a Casa Branca.

Brett Raymer: Eu gostava de construir um para Victoria CJ.

1 A Entrevista - Wayde King E Brett Raymer

Vocês trabalham para todo o mundo. Correto?

Brett Raymer: Correto.

Alguma vez construíram um aquário para um cliente português? 

Brett Raymer: Nós modificamos aquários por todo o mundo, portanto houve uns quantos que foram para Portugal. Já trabalhamos com clientes na Escócia, Turquia, França, Itália, Coreia.

Agradecimentos:

Filipe Henriques – Communication Director and Lift Health Care Practice Leader.

Siga-me:
Redactor.