fbpx

A Entrevista – Luciana Abreu

A Televisão
10 min leitura

Artigo A Entrevista - Luciana Abreu

[divider]

Com apenas 14 anos, deu-se a conhecer no Cantigas da Rua, onde saiu vencedora. Mais tarde, regressou às luzes da ribalta com o programa de talentos da SIC, o Ídolos. Seguiu-se então uma participação no Festival Eurovisão da Canção, em 2005. E o grande reconhecimento acontece no ano de 2006, ao interpretar a inesquecível Floribella. Mas o sucesso não se fica por aqui: ela apresentou o Programa da Lucy nas manhãs de Carnaxide, integrou o elenco da novela Perfeito Coração e ainda participou no formato de humor Último a Sair – da RTP. No ano passado, foi declarada a grande vencedora da segunda edição de A Tua Cara Não Me É Estranha. Atualmente, é Rita Rollo em Louco Amor (TVI) e faz parte do elenco fixo do Vale Tudo (SIC). Não são necessárias mais apresentações, já todos perceberam. Hoje, a nossa convidada especial é: Luciana Abreu. Em Entrevista aqui mesmo… n’A Televisão!

[divider]

[quote]O meu leque de amigos é muito mais reduzido e eu sou muito mais feliz[/quote]

3 A Entrevista - Luciana AbreuA Televisão – Cantar, dançar, representar ou apresentar – qual a área de maior importância na sua vida?

Luciana Abreu – Eu gosto imenso das quatro áreas. Sinto-me bem em qualquer uma delas, mas aquilo que mais ambiciono fazer é cantar. Sempre foi algo que quis muito fazer e estou prestes a alcançar também esse objetivo. A representação tem surgido muito na minha vida e é uma coisa que gosto muito, porque sou surpreendida a cada dia com a versatilidade das personagens.

Como define a Luciana que vimos em 1999 no programa da SIC – Cantigas da Rua e a Luciana que acompanhamos recentemente em programas como A Tua Cara Não Me É Estranha e Vale Tudo? O que mudou?

A Luciana de antigamente era mais ingénua. Acreditava em muitas coisas, em muitas pessoas. Agora é tudo diferente. Consigo perceber quem gosta de mim de verdade e quem se aproxima de mim por interesse. O meu leque de amigos é muito mais reduzido e eu sou muito mais feliz, porque me preocupo apenas com quem se preocupa verdadeiramente comigo.

Qual o momento mais marcante que já viveu em televisão?

O momento mais marcante foi interpretar a Floribella, por todas as portas que me abriu. Foi a minha primeira grande experiência, aquela que mais me marcou. Foi uma época em que cresci muito e estou agradecida a todos por isso.

E como avalia essa fase da sua vida?

Como já disse, foi uma experiência maravilhosa, que eu tive oportunidade de ter. Conheci pessoas incríveis, com quem ainda mantenho contacto. Ainda hoje, na rua, me falam dessa personagem. Sinto que as pessoas gostaram de me ver naquele papel. Cantava e representava… Estava nas nuvens!

Foi visível que ficou surpreendida quando a declararam como vencedora do formato de imitações da TVI. Como foi ficar em primeiro lugar?

Foi ótimo. Foi um desafio incrível interpretar os mais variados cantores e, no final, sair vencedora. Os comentários do júri, o apoio dos bastidores: foi tudo muito motivador. Imitei cantoras de quem sou fã, recebi muitos elogios a esse respeito.

5 A Entrevista - Luciana Abreu

Qual a sensação de regressar agora à SIC, a estação que a viu crescer neste mundo da televisão?

É muito bom saber que a SIC, mais uma vez, quer apostar em mim. É uma sensação de dever cumprido, de ver o meu esforço a ser, finalmente, recompensado.

E como está a correr a experiência de ser concorrente do Vale Tudo?

Estou a adorar, é um programa muito divertido. É um formato novo e está a ter muitos espectadores. Precisamos de mais programas destes, que animem as pessoas em alturas do país como estas.

Qual o seu jogo preferido do programa?

Não consigo escolher o jogo preferido. O formato do programa está muito engraçado, gosto de tudo. Só de pensar que no domingo já vou estar lá de novo, fico super entusiasmada.

[divider]

A frase que já não passa despercebida:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=PX_TIHN6vYo]

Luciana Abreu confirmou ao A Televisão que está a preparar um novo álbum de originais com Luís Jardim, jurado de A Tua Cara Não Me É Estranha. Entre as surpresas deste projeto, está um dueto com o cantor Seal. O CD está em fase de pré-produção e vai implicar que a cantora se desloque a Londres, onde serão feitas as gravações. Além do CD, Luciana encontra-se atualmente envolvida em vários projetos profissionais. É uma das concorrentes do Vale Tudo, da SIC; vai voltar a vestir a pele de Jasmine, em Aladino – O Musical no Gelo (no próximo dia 10 de abril); e faz parte do elenco da próxima novela da SIC, que tem o nome provisório: Ambição.

[divider]

[quote]Algumas revistas já ultrapassaram os limites. Está na altura de fazer qualquer coisa…[/quote]

1 A Entrevista - Luciana Abreu

Sente-se à vontade nos jogos [do Vale Tudo] em que tem de puxar pela «veia» cómica?

Sim… Há uma parte cómica em mim, que só os amigos e a família conhecem. Uma parte muito divertida e extrovertida. Aliás, acho que neste programa consigo mostrar um pouco da pessoa que sou.

O apresentador, João Manzarra, confessou que o Cenário Inclinado não foi uma experiência muito agradável para as suas costas. Conte-nos como é andar neste espaço.

Não é nada fácil andar naquele cenário (é verdade), mas acaba por ser divertido. As pessoas abordam-nos imenso acerca disso e preocupam-se com as quedas mais aparatosas. Eu, pessoalmente, acho muito divertido. Até agora ainda não me magoei muito. Se calhar, quando isso acontecer, vou deixar de achar tanta piada.

Têm surgido informações que dão conta de um álbum a ser lançado ainda este ano. Confirma?

É verdade, o meu álbum com o produtor Luís Jardim está a ser preparado. Espero que os meus fãs gostem tanto do resultado como nós estamos a gostar.

Vai também entrar na nova novela de Pedro Lopes, que tem o nome provisório: Ambição. Está feliz por regressar à representação?

Estou muito contente por regressar à representação, embora tenha estado há pouco tempo na novela Louco Amor. A SIC tem sempre papéis diferentes e carismáticos para mim. Estou ansiosa que as gravações comecem, que a história desenvolva…

Que personagem vai interpretar?

Ainda não posso falar muito sobre isso. Terão de acompanhar a SIC…

[quote]Aos poucos, vou ganhando o espaço que eu acho que mereço[/quote]

Como reage com as polémicas que aparecem frequentemente sobre si na imprensa?

Já começa a ser tão frequente as mentiras e as polémicas que a imprensa diz que eu vivo que, sinceramente, já nem quero saber. Riu-me imenso com tudo o que se escreve, é inacreditável. Magoa-me o facto de, não só de invadirem a minha vida, como envolverem outras pessoas neste processo. Sei que deveria ignorar, mas algumas revistas já ultrapassaram os limites. Está na altura de fazer qualquer coisa para proteger os meus…

6 A Entrevista - Luciana AbreuHouve alturas em que não ouvimos falar da Luciana. Sente que o seu talento está a ser finalmente reconhecido?

Desde que o Paulo Sousa Costa (e a Yellow Star Company) está do meu lado e gere a minha carreira, as coisas têm sido feitas de outra forma. Estou a passar uma fase ótima, a todos os níveis. Aos poucos, vou ganhando o espaço que eu acho que mereço. Tenho a sorte de ter pessoas que me querem bem e que me ajudam.

O que é que lhe falta fazer?

Não há nada que queira muito fazer, que neste momento não esteja já projetado. Estou muito feliz e com todos os sonhos concretizados. Estou numa fase muito especial.

[divider]

Os melhores momentos de Luciana na TVI

Com o tema de Beyoncé – If I Were a Boy, a atriz e cantora venceu A Tua Cara Não Me É Estranha 2.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=0P-1vlWJeo4]

A brilhar no «Ídolos» – SIC

O talent show da SIC foi onde Luciana começou a dar os primeiros passos no mundo da televisão.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rJiPTR_i6T8]

E na RTP1, em «O Último a Sair»

Em O Último a Sair, provou que é capaz de ficar fechada (ou não) numa casa durante algum tempo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=qP8JI0CFax4]

Siga-me:
Redactor.