A Entrevista Rubricas

A Entrevista – João Pedro Bernardes e Mafalda Portela

Eles participaram na última temporada da série juvenil Morangos com Açúcar e, desde então, têm mantido uma grande amizade. João Pedro Bernardes, que deu vida a Bruno Freire, e Mafalda Portela, a Missy M, confessam ao A Televisão tudo o que lhes vai na alma. E uma coisa é certa: ambos querem continuar a fazer carreira no pequeno ecrã. Porém, enquanto os convites não surgem, os atores apostam em outros projetos – como é o caso do Workshop que vão dar em conjunto no final deste mês. Uma conversa com dois talentos a não perder…

[quote]Acordo sempre com a curiosidade de «O que será que vai acontecer hoje?» – João Pedro Bernardes[/quote]

«Somos muito amigos e gostamos de trabalhar juntos», afirmam os atores

A Televisão – Que balanço fazem da vossa participação na nona temporada dos Morangos com Açúcar? E quais os momentos mais marcantes desta série?

João Pedro Bernardes – Aprendizagem e descoberta. São estas as palavras que uso para descrever tudo o que se tem passado até hoje. Aprendizagem, pois, como o vocábulo indica, todos os meus dias foram dias de aprendizagem constante. E descoberta, pois cada dia é um dia, e coisas novas acontecem. Acordo sempre com a curiosidade de «O que será que vai acontecer hoje?». Tudo isto tem sido uma jornada inesquecível!

Mafalda Portela – É difícil escolher um só momento, porque tive vários… Mas há sem dúvida um momento que foi especialmente marcante para mim e para todos os meus colegas, que nos uniu ainda mais. Daí ser o momento mais especial para mim. Dia 17 de dezembro, quando cantei em direto no Largo de Camões e subiram todos ao palco para dançar e cantar o genérico da série.

João, que consequências é que este trabalho teve na sua vida profissional e pessoal?

JPB – Primeiramente, realização pessoal. Trabalhar na televisão foi sempre um sonho meu desde criança. Além disso, permitiu-me contactar com muitas pessoas experientes da área, que foram sempre incansáveis. Esses profissionais ensinam-nos imenso, e é uma aprendizagem constante. Mas com eles não é só aprender, até porque são tão bem-dispostos que parecem jovens como nós!

E como é o reconhecimento na rua?

JPB – O reconhecimento na rua é algo que não dá para ignorar. No entanto, quando me abordam, tento sempre ser simpático com as pessoas e mostrar que sou um rapaz normal. A fama para mim é algo completamente secundário e não acho que esta deva “moldar” ninguém! Devemos sempre manter-nos fiéis a quem somos e nunca esquecer de onde viemos. Como diz a expressão, «Never forget your roots».

Pretende continuar a apostar na representação?

JPB – Claro que sim… Esta é uma área que sempre gostei e espero ter a sorte de poder continuar a trabalhar nela! É mesmo uma paixão. Poder acordar todos os dias e saber que vou fazer uma coisa que adoro é mesmo um sentimento indescritível.

Mafalda, quanto a si… o que é feito da Missy M?

MP – A MissyM voltou para o Norte após ter terminado os Morangos com Açúcar e agora está entregue de corpo e alma ao seu novo projeto musical com a banda The Casino Royal.

[quote]O “bichinho” da televisão instalou-se! – Mafalda Portela[/quote]

Agora uma pergunta que, provavelmente, será difícil de responder: cantar ou representar – qual a área que mais a fascina?

MP – Aí está outra pergunta difícil! Adoro fazer as duas coisas. Estudei teatro e já tive outros projetos musicais antes de ir para os Morangos, mas claro que cantar sempre foi o meu grande sonho.

E é um sonho para ambos continuarem a fazer carreira em televisão?

MP – Sim, adoraria continuar a fazer televisão. Digamos que o bichinho se instalou! Nunca pensei vir a gostar tanto de fazer televisão, uma vez que sempre fui mais virada para teatro. Vamos lá ver o que o futuro me reserva!

JPB – Agora que terminaram os Morangos, estou acabar o meu curso de Marketing, visto que só me falta completar um semestre. E após o término gostava imenso de ingressar no conservatório para aprofundar cada vez mais a arte da interpretação, para continuar a trabalhar na televisão. E, um dia quem sabe, no cinema!

[box_light]Os dois atores vão dar um Workshop de canto e interpretação nos dias 25 e 26 de maio. E já se fala numa segunda edição…[/box_light]

Falemos agora de projetos mais recentes. Em que consiste o Workshop que vocês os dois estão a preparar para o final deste mês?

MP – Vamos ensinar algumas técnicas de canto e voz, dar dicas de representação… Basicamente vamos passar conhecimento, dar a conhecer aquilo que aprendemos – não só na nossa experiência na televisão, mas também o que fomos aprendendo ao longo da nossa experiência na área da representação.

JPB – Desde o início dos Morangos que eu e a Mafalda nos tornámos grande amigos. Agora decidimos que gostaríamos de ter um projeto em conjunto, por isso lembrámo-nos da ideia de fazer um Workshop de interpretação e canto. Como sabemos que funcionamos muito bem em equipa, fomos em frente com este projeto.

O João Pedro e a Mafalda gostam de trabalhar juntos, é isso?

MP – Digamos que para além da Mafalda e o João Pedro se darem muito bem, também se entendem bem a trabalhar, pensam da mesma maneira. Somos muito amigos e gostamos de trabalhar juntos. Assim, juntamos o útil ao agradável!

E as pessoas estão a aderir a esta iniciativa?

João Pedro Bernardes promete uma segunda edição do ‘Workshop’ de canto e interpretação

MP – Sim , já temos bastantes inscritos, o que foi uma agradável surpresa.

Quem se inscrever neste projeto, o que pode esperar de vocês como formadores?

JPB – Em primeiro lugar: muita animação! Vai ser um Workshop super divertido, informal, em que eu e a Mafalda vamos estar 100% disponíveis para os participantes. Vamos fazer jogos, exercícios, passar textos, criar personagens, improvisar, e muito mais. Sempre em clima de festa a que os fãs dos Morangos já estão habituados.