fbpx

“Um Sítio Onde Pousar a Cabeça” hoje, às 20h58, na RTP2

Pedro Vendeira
2 min leitura

Umsitioondepousaracabeca &Quot;Um Sítio Onde Pousar A Cabeça&Quot; Hoje, Às 20H58, Na Rtp2

No dia do falecimento do escritor Manuel António Pina, a RTP2 emite, às 20h58, “Um Sítio Onde Pousar a Cabeça”, o último documentário do autor.

Do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, Manuel António Pina, poeta, romancista, cronista, escritor de livros infantis, tem muito a dizer sobre o mundo, a poesia, a ciência, as pessoas, os gatos. Licenciado em Direito, fez do jornalismo o seu ofício.

É um dos mais reconhecidos cronistas da imprensa portuguesa. Escreve há quarenta anos. Tem dezenas de livros publicados.

Já ganhou muitos prémios, entre os quais, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e mais recentemente o prémio Camões.

Dotado de um refinado sentido de humor, Manuel António Pina é um extraordinário contador de histórias, um sábio, como lhe chamam os amigos.

Neste documentário, “Um Sítio Onde Pousar a Cabeça”, Manuel António Pina revela-se na primeira pessoa, com testemunhos de amigos, familiares e especialistas da sua obra. Admirado pelo anónimo homem da rua – as crónicas diárias de Manuel António Pina não deixa ninguém indiferente; reconhecido pelos seus pares, que salientam a singularidade da obra e o cunho profundamente humanista do seu carácter, este documentário procura desvendar o “universo Pina” através de uma narrativa audiovisual que abarca a poesia, crónica, a literatura para crianças e o teatro.

“O País das Pessoas de Pernas Para o Ar”, título de um dos seus primeiros livros, ilustra bem a postura do homem e do escritor que mudou a narrativa das histórias para crianças, tornando-se ao mesmo tempo um dos nomes mais importantes da Poesia Contemporânea Portuguesa.

Autor: Alberto Serra
Realização: Ricardo Espírito Santo
Produção: Terra Líquida

“Um Sítio Onde Pousar a Cabeça” hoje às 20h58 e a seguir aos “Palcos”, pelas 02h47, na RTP2.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com