fbpx

Última Hora: Privatização da RTP adiada

David Ferreira
2 min leitura

Ultima Hora

O motivo desta decisão do governo prende-se com as fracas perspetivas de crescimento do mercado publicitário, que está em crise há vários anos.

A decisão foi tomada no conselho de ministros de hoje, em que o governo decidiu congelar a privatização da RTP até “que haja melhores condições de mercado”, dizia a peça transmitida logo no início do «Telejornal» de hoje. Miguel Relvas, convidado de José Rodrigues dos Santos, disse que “a proposta mantém-se, mas aguarda por melhoras do mercado”. Sobre o modelo de privatização pretendido, Relvas garantiu que sempre foi a de alienação de um dos canais em sinal aberto.

O ministro adjunto e dos assuntos parlamentares confirmou ainda o fim da indemnização compensatória a partir de 2014, que a RTP irá “viver apenas da taxa audiovisual”, e que irá arrancar um processo de reestruturação no valor de 42 milhões de euros, que levará a despedimentos, ainda que sem concretizar números. Foram anunciados ainda  investimentos em tecnologia e nos canais internacionais, que atualmente estão “subaproveitados”, disse o ministro.

O adiamento da privatização já havia sido pedido por Pinto Balsemão, CEO da Impresa, dona da SIC, que criticou o momento em que o governo pretendia fazer a operação. A mesma posição assumiu a Media Capital, dona da TVI, pela voz de Rosa Cullel.

Moderador do fórum e designer