fbpx

Trabalhadores da RTP Porto contra mudança da «Praça da Alegria»

A Televisão
3 min leitura

Rtp

A Subcomissão de Trabalhadores da RTP Porto volta a questionar a administração com duvidas sobre o centralismo da estação. Em causa está   a eventual transferência da produção do programa «Praça da Alegria» para Lisboa e criticou que os possíveis cortes se façam a começar pelas «periferias».

Em comunicado os trabalhadores mais a norte da RTP escrevem: «Nos últimos dias, têm chegado à Subcomissão de Trabalhadores da RTP Porto cada vez mais consistentes indicações de que a produção do programa ‘Praça da Alegria’ está prestes a ser transferida para Lisboa. Ao mesmo tempo, chegam também notícias de que a administração da RTP se prepara para encerrar um conjunto de delegações distritais da rádio pública».

Depois de já ter questionado o conselho de administração da RTP, liderado por Alberto da Ponte, a Subcomissão de Trabalhadores do Porto deixou três questões relativas aos motivos de uma eventual mudança da produção do programa.

«O que é que levará a tutela política e a administração da RTP a transferir para a capital o único programa de grande audiência da televisão portuguesa que dá verdadeira voz às forças vivas do Norte e das regiões do país, cumprindo aí uma inestimável missão de serviço público de proximidade, programa que, era bem sabido, rentabilizava ao limite os recursos humanos disponíveis?»,questiona a Subcomissão de Trabalhadores.

Aos funcionários das estações públicas, deixam ainda a dúvida «por que razão se insiste, de forma quase doentia de tão macrocéfala, quer na questão da ‘Praça da Alegria’ quer na das delegações distritais da rádio, na ideia de que os cortes, a fazerem-se, devem começar nas ‘periferias’».

Recorde-se que também a nível politico a decisão não foi bem recebido já que o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, mostrou a sua preocupação: «É o último sobrevivente, a última palavra do Norte, por onde ainda passam pessoas da região. Seria retirar-nos totalmente do mapa. Irei levantar a minha voz com violência caso algo de errado aconteça», também os deputados socialistas eleitos pelo Porto pediram, com caráter de urgência, uma audiência ao presidente do conselho de administração da RTP, e manifestaram-se hoje contra a eventual intenção de deslocalizar a produção do programa «Praça da Alegria» para a capital tal como aconteceu com o programa «Portugal No Coração».

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.