fbpx

Temas do ‹‹Sociedade Civil›› de 4 a 8 de março

Pedro Vendeira
4 min leitura

Sociedade-Civil-Eduarda-Maio

No ‹‹Sociedade Civil››, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas. Sempre de 2ª a 6ª feira às 14h00, na RTP2.

Segunda-feira, 4 março
Privação de sono: que consequências?

Dormir bem é essencial para o bem-estar, mas isso não significa obrigatoriamente oito horas por noite. Porém, dormir menos do que o organismo necessita traz problemas de saúde e mais de metade dos adultos já tiveram privação de sono em algum momento da vida. Um estudo elaborado por uma seguradora em vários países refere que a crise financeira, a preocupação com a família, as contas para pagar e a pressão na escola ou no trabalho são as principais razões que tiram o sono aos portugueses. O que pode fazer para contrariar esta tendência? Que consequências traz a privação de sono? Quando é necessário recorrer a fármacos?

Terça-feira, 5 março
‹‹Depois do Adeus››

Neste mês de março assinalam-se 52 anos do início dos ataques às fazendas dos colonos que provocaram uma onda de terror e destruição nas antigas colónias portuguesas. Com o fim do Estado Novo e com o início da descolonização terão regressado a Portugal mais de meio milhão de pessoas. Uma altura de pós-revolução, de instabilidade política e de recessão económica. A escassez de emprego e a falta de casas para morar foram dos maiores desafios de quem regressou à força do Ultramar. Nos últimos anos são vários os documentários, filmes, séries e livros que redescobrem este episódio da história portuguesa. Mas, afinal, que memórias guarda quem regressou? Como foi possível um pequeno país adaptar-se a uma mudança tão extrema?

Quarta-feira, 6 março
Igualdade salarial: para quando?

No nosso país, um homem ganha, em média, mais 18% do que uma mulher. E segundos dados dos Quadros de Pessoal a diferença aumenta à medida que aumentam as habilitações académicas. O que está a ser feito para acabar de vez com esta desigualdade? A nível europeu, que conquistas se conseguiram? Em casos de desigualdade como defender-se? Saiba tudo neste Dia Nacional da Igualdade Salarial.

Quinta-feira, 7 março
Afinal, qual é o pior colesterol?

Cientistas dinamarqueses detetaram pela primeira vez um novo tipo de colesterol, além do HDL e do LDL. Este terceiro tipo, agora descoberto, foi designado colesterol “feio”, já que faz aumentar o risco de bloqueio das artérias, que causa o enfarte. Vale a pena lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, perto de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças cardiovasculares. Mas o que é o colesterol? O que faz variar os seus níveis? Que fatores contribuem para o aumento do colesterol? A hereditariedade tem influência? E a alimentação?

Sexta-feira, 8 março
Desafios da maternidade

Longe vai o tempo em que a maioria das mulheres era mãe a tempo inteiro. Em Portugal, as mães de hoje participam ativamente no mercado laboral, sendo que a maioria trabalha em horário completo. Mas será que o fazem por opção? Ou se pudessem escolhiam “serem mães” mais horas por dia? Como se concilia a maternidade com a vida profissional? E que tempo têm estas mulheres para si mesmas? No Dia Internacional da Mulher o ‹‹Sociedade Civil›› mostra-lhe os desafios de quem escolhe ser mãe hoje.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com