fbpx

Simone celebra 50 anos de carreira

Pedro Vendeira
7 min leitura

“Estou muito grata à vida e considero-me uma mulher com muita sorte e muito mimada, principalmente nestes últimos anos”, confessou ao CM Simone de Oliveira, a cantora e actriz, que hoje completa 50 anos de carreira. “Vai ser um dia giro”, adianta, com uma sonora gargalhada.

Durante este meio século de cantorias – muitas delas ainda hoje cantadas por artistas como Dulce Pontes e Pedro Abrunhosa – e personagens marcantes – como ‘Raquel Silva Reis’, de ‘Tu e Eu’ (TVI) –, Simone espera que o dia de hoje seja normal. A actriz vai estar a gravar em Almeirim, cenário exterior da casa da família ‘Marques Vila’, no remake de ‘Vila Faia’.
“Na verdade, é um dia de trabalho como os outros, só vou receber a visita de uma grande amiga”, adianta a actriz ao CM, desconhecendo as muitas surpresas que a aguardam.
As comemorações propriamente ditas, segundo Simone, “só acontecem a 25 de Fevereiro, com um espectáculo no Coliseu de Lisboa e possivelmente um no Porto, onde, entre muitos outros, Dulce Pontes e Pedro Abrunhosa vão interpretar canções minhas, o que me deixa muito honrada e emocionada”.
Simone Macedo de Oliveira, filha de pai belga e mãe portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 11 de Fevereiro de 1938, é mãe de dois filhos, um rapaz e uma rapariga, e tem quatro netos. Foi casada com o actor Varela Silva, falecido há 12 anos, que no original de 1982 deu vida a ‘Nuno Marinhais’. “Na altura via a ‘Vila Faia’ por causa do Varela”, confessa ao CM. E adianta que recusou rever a novela porque lhe fazia “muita impressão vê-lo no ecrã”.

A sua estreia como cantora deu-se em Janeiro de 1958 e entrou no teatro de revista em 1962. Venceu o Festival RTP da Canção em 1969, com ‘Desfolhada Portuguesa’, de José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes. Tanto cantou que uma doença lhe atacou as cordas vocais. O incidente prolongou-se por cerca de dois anos. E nessa fase difícil aceitou tudo o que lhe ofereceram para sobreviver. Mas não se esquece de louvar “a ajuda sempre presente dos pais”. Fez jornalismo, rádio, locução, e apresentou um concurso de Miss Portugal e vários espectáculos no Casino da Figueira da Foz. Em 1977, a vida melhora e é convidada para participar no espectáculo do jubileu da rainha Isabel II de Inglaterra. Desde então é presença assídua na televisão.

A MATRIARCA DE ‘VILA FAIA’
Simone de Oliveira vai incarnar a personagem que há 25 anos pertenceu a outra grande actriz, Mariana Rey Monteiro. Trata-se de ‘Efigénia’, a matriarca da família ‘Marques Vila’ na novela ‘Vila Faia’, uma das produções, juntamente com ‘Conta-me como foi’, que a SP Televisão tem em mãos. Jorge Marecos, um dos sócios da recém-criada produtora, disse ao CM que “tem por objectivo trabalhar em todos os canais” mas, por agora, os programas que produz são ambos da RTP. “Temos aqui um complexo único em Portugal que permite produzir, filmar e montar em alta definição. Claro que isto exige um grande investimento”, salienta Jorge Marecos. Como produtora independente, o objectivo da SP Televisão é trabalhar com todas as estações. “Temos boas relações com todos e a possibilidade de criar projectos diferentes para cada um. Não nos faltam ideias mas, claro, contamos com a solidariedade dos canais para trabalharmos. Eles precisam que haja produtores independentes e nós viemos preencher esse espaço”, conclui. ‘Vila Faia’, que ainda não tem data de estreia, vai ter algumas alterações em relação à versão original.

TESTEMUNHOS
“FORA DE SÉRIE”: Ricardo pereira | Actor
“A minha estreia como actor foi na novela ‘A Senhora das Águas’ (RTP 1, em 2002), onde tive a sorte e o privilégio de trabalhar com essa grande senhora que é a Simone. Ela é um ser humano fora de série, excepcional mesmo, uma grande amiga, sempre disposta a ajudar. Só posso dizer bem de uma pessoa com um coração enorme como o dela.”

MUSA INSPIRADORA: Rui Vilhena | Autor
“A música é a melhor companheira de um autor quando está a escrever, por isso só tenho que agradecer à Simone de Oliveira os momentos de inspiração que as suas canções me deram e que me ajudaram a criar as novelas. As suas músicas alimentam a nossa imaginação. Estou a trabalhar com a Simone pela primeira vez, em ‘Vila Faia, agora na sua faceta de actriz. Muitos parabéns pelos seus 50 anos de carreira.”

“GRANDE MULHER”: Raul Solnado| Actor
“Parabéns, Simone. És uma grande mulher, uma grande cantora e uma grande actriz. Que mais posso dizer de uma mulher de tamanha grandeza?… Talvez desejar que continues a encantar-nos durante muitos mais anos.” A última vez que os dois actores trabalharam juntos foi na terceira temporada de ‘Morangos com Açúcar’, da TVI.

CINCO MILHÕES DE EUROS
O investimento feito pelos sócios Jorge Marecos, Pedro Martins e António Parente nos estúdios da SP Televisão ascende a cinco milhões de euros. As obras do edifício – uma antiga instalação industrial – começaram em Agosto e está previsto que os três estúdios – com 950 m2, 1450 m2 (palco dos interiores de ‘Vila Faia’) e o de apoio, com 800 m2 (ainda em fase de construção – estejam prontos a funcionar em pleno em Janeiro, permitindo fazer dois programas em simultâneo.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com