RTP

Saiba o que pode ver na revelação das 7 Maravilhas – Praias de Portugal

A apresentação do conceito artístico do espetáculo e da operação da RTP para a Declaração Oficial das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a 8 de setembro, teve lugar ontem, no Púrpura Café, na Marina de Tróia. A Costa Alentejana é a Região Anfitriã da Declaração Oficial das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Na apresentação marcaram presença Carlos Beato (Presidente do Turismo do Alentejo Litoral), Luís Segadães (Presidente das 7 Maravilhas), Hugo Andrade (Diretor de Programas da RTP), João Costa (CEO da TAVOLANOSTRA – Eventos Globais, que produz o espetáculo) e os apresentadores Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A RTP reserva aos telespetadores um dia dedicado às praias portuguesas, com um programa das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00, que faz o balanço da viagem pelas 21 finalistas e uma antevisão do espetáculo da noite. A partir das 21h é transmitido em direto o espetáculo da Declaração Oficial das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, com a apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

Com o primeiro palco do mundo composto por esculturas gigantes em areia, o espetáculo conta com momentos artísticos surpreendentes, onde músicos e cantores de renome nacional se unem a alguns dos melhores bailarinos, acrobatas e performers portugueses. O espetáculo conta ainda com a participação especial da Aurea e dos Expensive Soul.

O espetáculo é composto por 7 atos e denomina-se «A Mensagem». Mais do que uma celebração do património natural das praias de Portugal, será um apelo à responsabilidade ambiental. Na apresentação ontem em Tróia o presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, destacou o ato «Reflexão», que aborda a questão da preservação e da preocupação com o futuro das próximas gerações através das energias renováveis. Com uma linguagem artística de fusão, a dança, o novo circo, a música de Aurea e dos Expensive Soul, esta cerimónia evoca as memórias das descobertas, da ligação de Portugal ao Mar, e passa para a atualidade através do imaginário terreno que todos temos da praia ao longo da vida.

Este espetáculo vive essencialmente da cenografia, totalmente em areia, algo sem precedentes em Portugal. Esculturas até 7 metros de altura, esculpidas por 20 escultores nacionais e internacionais consagrados, em 3000 toneladas de areia. A revelação das 7 praias mais votadas pelos portugueses terá lugar em Tróia a 8 de setembro.