RTP

RTP2 exibe seis documentários sobre a região de Viana do Castelo

A RTP2 vai exibir esta semana seis documentários de carácter etnográfico sobre temas da região de Viana do Castelo, para acompanhar  entre dia 11 e 16 de novembro, fique a saber quais os documentários, sinopses e a hora de exibição de todos os documentários.

documentario-ouro-de-lei-rtp2

Ouro de Lei, Histórias do Ouro Popular Português


Este documentário aborda a importância das peças tradicionais em ouro na cultura popular, testemunha a evolução do seu uso na região, a utilização como elemento ornamental ou como moeda de troca nas operações de compra e venda, o seu simbolismo e fonte de inspiração na criação de peças contemporâneas. O fabrico artesanal de algumas peças emblemáticas fica documentado no trabalho minucioso dos artesãos da Póvoa de Lanhoso e de Gondomar.

2ª feira, dia 11 de novembro às 19h55.

desafios-documentario-rtp2

Desafios


A tradição das cantigas ao desafio tem uma grande importância no Alto Minho. São uma forma de crítica em verso, em que o cantador ataca o seu par até um deles não ter resposta e se dar por vencido. Há festas, romarias e convívios que não dispensam a concertina e os cantadores.
Desafios traz-nos o mundo das cantigas ao desafio através da intervenção de alguns dos mais conhecidos cantadores do Alto Minho, onde se destacam Delfim e Carminda, de Arcos de Valdevez, José Cachadinha, de Ponte de Lima, Armando Marinho, de Ponte da Barca e Augusto Canário, de Viana do Castelo.

3ª feira, dia 12 de novembro às 20h35.

aguas-em-conta-documentario-rtp2

Águas em Conta

Águas em Conta acompanha a divisão da água de rega na Montaria (S. Lourenço), uma freguesia onde essa partilha é uma tradição ancestral, ainda hoje visível nos seus vários lugares.
Regista o depoimento de responsáveis pela gestão da água e de agricultores que a utilizam, bem como os trabalhos comunitários que lhe estão associados, como a limpeza e a manutenção dos regos, levadas e espaços de retenção da água.

4ª feira, dia 13 de novembro às 21h00.

s-joao-darga-documentario-rtp2

S. João D’Arga

Em plena Serra de Arga realiza-se, na ermida de S. João d’Arga, do dia 28 para o 29 de Agosto, uma das mais características romarias do Alto Minho.O filme mostra os trabalhos de preparação – o erguer dos coretos da música, a preparação dos quartéis, a instalação das tendas de comes e bebes, o arranjo dos andores e das decorações e da capela – e a festa, onde é bem visível o verdadeiro sentido de romaria, numa coexistência de elementos religiosos e lúdicos, de danças, cantos e devoções.

5ª feira, dia 14 de novembro às 21h15.

argaco-documentario-rtp2Argaço

A partir de depoimentos de sargaceiros, de agricultores, de investigadores e de empresários, de imagens de arquivo e da atividade que ainda subsiste, o filme mostra a importância económica que teve a apanha do sargaço no litoral norte, entre Carreço e Apúlia. Acompanha a última sargaceira de Castelo do Neiva no trabalho de apanha das algas, secagem, construção dos palheiros, e da sua utilização como fertilizante agrícola, nomeadamente nas últimas masseiras de Apúlia.

6ª feira, dia 15 de novembro às 20h45.

bordado-de-viana-documentario-rtp2Bordado de Viana


Em Viana do Castelo a arte do bordado teve um momento marcante quando, em 1917, em plena primeira guerra mundial, Geminiana Branco, no âmbito da Cruzada das Mulheres Portuguesas, criou ateliers para ensino e venda de bordados como forma de sustento das mulheres durante o período de crise. O filme aborda essa época, acompanha com Ana Pires o resultado de uma investigação realizada sobre o bordado, regista depoimentos que nos ajudam a compreender a sua singularidade e encontra quem faz desta arte a sua profissão.

Sábado, dia 16 de novembro às 13h10.