Cabo Geral RTP

RTP não renova com “Euronews”

O presidente da direção executiva da Euronews, Michael Peters anunciou ontem em audiência conjunta das comissões para a “Ética, a Cidadania e a Comunicação” e de “Educação, Ciência e Cultura” que a RTP, em carta enviada para o canal, decidiu não renovar o contrato que a ligava à estação paneuropeia de notícias.

Peters afirmou ainda que está a desenvolver os esforços necessários para manter a versão portuguesa do canal no ar, e considerou sugeriu que “O processo da TDT é uma oportunidade para a Euronews” aludindo a que o canal seja integrado na Televisão Digital Terrestre nacional.

O responsável do canal sugeriu igualmente a possibilidade do contrato do canal para a língua portuguesa passe para mãos de outras instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, com quem afirma Peters já manteve contactos. Por último não afasta a hipótese de outros países lusófonos, como Angola e o Brasil se integrarem no projeto da Euronews.

A Euronews já afirmou recentemente que, caso o contrato não fosse renovado, ou não se encontrasse forma de financiamento alternativa à RTP, iria despedir os 17 jornalistas que asseguram o serviço português do canal e o encerraria em definitivo a partir de 2013.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

ATV News