fbpx

«Príncipes do Nada»: Catarina Furtado viaja até Moçambique e São Tomé no terceiro episódio

David Soldado
1 min leitura

Catarina Furtado regressou à antena da RTP 1 na passada quinta-feira com a quarta temporada de Príncipes do Nada. Agora com um novo parceiro, o Instituto Camões, o programa volta à televisão portuguesa com diferentes histórias de pessoas que trabalham diariamente pela melhoria do mundo nas mais diversas áreas.

No terceiro episódio, Catarina Furtado acompanha vários casos de doentes com cancro no Hospital Central de Maputo, em Moçambique. O programa Atenção Integrada ao Doente Oncológico, que começou em 2014, vem responder à necessidade de formar uma equipa multidisciplinar de qualidade desde a fase de diagnóstico à fase de tratamento. Hoje em dia, é já possível haver uma sensibilização para a existência da doença, o que aumenta a possibilidade de prevenção e, também, cura.

De seguida, Catarina Furtado viaja até à Ilha do Príncipe, em São Tomé, onde conhece o Mestre Leandro, um senhor de 77 anos que ensina a arte da cestaria e da esteira na Roça Paciência. Esta técnica dá vida à Cooperativa de Artesanato, iniciativa desenvolvida pela Fundação Príncipe Trust, que emprega várias mulheres que, neste episódio, assumem também protagonismo.

Redactor.