«Portugueses pelo Mundo» em Bogotá

Imagem11 «Portugueses pelo Mundo» em Bogotá

No novo episódio desta sexta-feira, a série documental da RTP leva-nos até à capital da Colômbia, Bogotá.

Aquela, que para muitos, é uma das cidades mais perigosas do mundo, é uma metrópole com 7 milhões de habitantes, habituados a viver numa espécie de desordem organizada, e mergulhados na patente diversidade cultural, entre lojas de marca e feiras tradicionais, rodeados de planaltos, onde vive, ainda hoje, um dos povos originais da América latina.

Durante o programa vamos conhecer quatro portugueses de sucesso na cidade. Sílvia Jardim é uma produtora de cinema de 25 anos, oriunda de Coimbra, que noz conduzirá desde as bancas de vendedores de rua, ao antigo bairro colonial de Usaquen, passando pelo mercado das pulgas. A visita com Merceano Melo, 49 anos, Mestre Bibliotecário de Viseu, começa com uma visita ao jardim japonês que tem em casa, localizada em plena reserva florestal, e terminará no bairro da Candelaria.

Cristina Matias, 48 anos, Artista Plástica, natural do Porto irá mostrar Bogotá a partir do topo do Cerro de Monserrate e dar a sua impressão sobre a cidade. No bairro com o nome da capital portuguesa, o bairro Lisboa, Cristina dá a conhecer a sua casa, orgulhosamente apelidade de Casa Portuguesa, e onde tem o seu atelier de pintura. A terminar a visita com esta portuense, não poderia faltar um “pezinho de dança”, num clube de salsa. O diretor de Estratégia, Rodrigo Carvalho, de Lisboa, dará a conhecer como se faz  “água de panela”, uma bebida típica da Colômbia, seguida de uma mostra de espírito de aventura com direito a voo. À noite, a equipa encontra Rodrigo na zona Rosa, uma animada área de bares e discotecas, onde vamos à festa de anos da namorada que decorre num espaço peculiar.

«Portugueses pelo Mundo» em Bogotá, vai para o ar às 22h45 de sexta-feira, na RTP1.