fbpx

“Portugal Hoje” faz balanço de um ano de Troika em Portugal durante todo o dia de amanhã

A Televisão
4 min leitura

Portugal Hoje &Quot;Portugal Hoje&Quot; Faz Balanço De Um Ano De Troika Em Portugal Durante Todo O Dia De Amanhã

Um ano depois, Como está o país depois da entrada da troika em Portugal”? É este o mote da grande emissão que a televisão do estado preparou para todo o dia de amanhã. Toda a programação foi substituída pelo especial Portugal Hoje, que terá sete rostos principais.

De manhã, entre as 10h00 e as 13h00, Jorge Gabriel e Sónia Araújo vão dar lugar a Cristina Esteves e João Tomé de Carvalho. À tarde, das 14h15 às 17h00 são Estela Machado e António Esteves a assumir a condução. Seguem-se Sandra Felgueiras e João Adelino Faria, entre as 17h00 e as 20h00. À noite, e depois do Telejornal, entre as 21 e as 22h30, Fátima Campos Ferreira conduz um debate, com convidados especiais, a partir de Bragança. A escolha dos pivôs foi, segundo Nuno Santos difícil mas a palavra de ordem foi a empatia com o público lá em casa. “Procurámos os pivôs que têm uma maior ligação com o telespectador. Estamos muito bem representados, mas muitos outros profissionais da RTP estarão envolvidos no terreno e na operação”, disse o diretor durante a conferência de imprensa.

Um especial que deu muito “trabalho a montar”, tal como contou o responsável é que é como que uma obrigação para a televisão de serviço público. Para tal, Nuno Santos contou com o apoio de Hugo Andrade: “Perguntei-lhe se neste dia era possível nós desmontarmos a programação normal, a Praça da Alegria, as novelas, o Portugal Em Directo, O Preço Certo… Criarmos uma emissão de informação pura. É isso que nós vamos fazer. Para além dos espaços normais, onde o Portugal Hoje também estará presente no Bom dia Portugal, Jornal da Tarde e Telejornal. Nós vamos estar em diferentes momentos de emissão”

Durante a manhã, Portugal Hoje vai estar em direto de táxis, comboios, barcos e autocarros. Vai saber o que mudou e falar com as pessoas que andam nos transportes públicos.
À hora de almoço, o objectivo é conhecer a realidade dos restaurantes, numa altura em que a marmita assumiu o protagonismo. Ao final do dia vai acompanhar a mudança de turnos nas fábricas, a saída das crianças nas escolas e o regresso a casa dos portugueses.

Quanto Fátima Campos Ferreira assumir a condução da emissão, em direto do Teatro Municipal de Bragança, o destaque vai para o debate sobre os fatores positivos e negativos da interioridade. O painel de convidados é constituído pelas seguintes personalidades:

Eng.º Jorge Nunes (Presidente da Câmara Municipal de Bragança)
Prof. Adriano  Moreira (Presidente da Academia das Ciências de Lisboa e referência principal dos transmontanos)
Prof. Vera-Cruz Pinto (Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, impulsionador do Curso de Direito, do Centro de Investigação dos Direitos da Interioridade)
Prof. Sobrinho Teixeira (Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos)
Eduardo Malhão (Presidente do NERBA e Empresário)
D. José Cordeiro (Bispo de Bragança)

Mais de 150 profissionais, 80 reportagens, vão mostrar Portugal Hoje.
A não perder, amanhã durante todo o dia, na RTP 1.

Siga-me:
Redactor.