fbpx

Plano de cortes na RTP é aprovado 2ª feira

Diana Casanova
2 min leitura

Rtp1 Plano De Cortes Na Rtp É Aprovado 2ª Feira

Um mês depois de ter recebido o plano de cortes proposto pela administração da RTP, Miguel Relvas (Ministro dos Assuntos Parlamentares) parece estar próximo de o aprovar, o que pode acontecer na reunião marcada para 2ªfeira com a administração do canal público de televisão.

Ainda não se sabem quais são as medidas que vão estar incluídas neste plano, mas segundo o que o Correio da Manhã apurou, existe a intenção de continuar com o esforço que vem sendo feito desde 2009 no sentido de promover rescisões contratuais voluntárias ou despedimento de cerca de 300 colaboradores da empresa. Guilherme Costa referiu que “é inevitável que se continue a fazer o que já vem sendo feito”.

Outras medidas que podem ser aplicadas são o fecho de delegações da estação tanto em Portugal como no estrangeiro. Para além disso, Miguel Relvas referiu que “O Governo deu indicações concretas ao Conselho de Administração da RTP para eliminar de imediato as avenças aos titulares de cargos públicos, sejam deputados, parceiros sociais ou gestores de empresas públicas”, acrescentando que “a política de avenças da RTP tem sido inexplicavelmente mais generosa do que a praticadas pelos privados.”

Sem surpresas haverá também o corte dos subsídios de Natal e de férias a todos os funcionários. Porém, existem algumas estrelas da RTP que não serão afetados por esta medida, já que têm um contrato a termo e não fazem parte dos quadros da estação pública de televisão.

Por último, segundo informações avançadas pelo CM, o Ministro dos Assuntos Parlamentares tenciona ainda estabelecer um teto máximo para as remunerações dos colaboradores da RTP, que não pode ultrapassar o vencimento do Presidente da República (atualmente de 6523 euros).

Resta aguardar por 2ªfeira para perceber quais serão as medidas aprovadas e que serão implementadas no futuro.

Redatora e cronista