fbpx

Nova grelha da RTP é «mais baixa de sempre»

A Televisão
2 min leitura

Rtp1

A nova grelha da RTP para 2013 foi ontem apresentada oficialmente em Lisboa. Ao lado de Alberto da Ponte, presidente do conselho de administração, Paulo Ferreira, diretor de informação, e do diretor de programas Hugo Andrade, o diretor-geral de Conteúdos da RTP, Luís Marinho, denunciou que as receitas publicitárias da RTP  registaram uma quebra de 30% durante o ano passado, reflexo do painel de audiências da GfK, alvo de criticas da estação pública.

Perante as  audiências, que levaram mesmo a RTP a criticar publicamente o sistema da Gfk,  Marinho disse esperar que a questão esteja resolvida com o novo painel, que estará definido até final de fevereiro. «A partir de março esperamos ter uma medição de audiências em que todos acreditamos», reiterou.

Com estreia marcada para 14 de janeiro, a nova grelha da RTP é apresentada como «mais barata» em relação ano passado(cerca de 20% ). Em 2012, a grelha situou os seus custos abaixo dos 70 milhões, enquanto que para 2013 o valor deverá ser inferior a 55 milhões de euros. Para Luís Marinho «foi feito muito esforço de contenção» e as negociações com a produção «foram duras». Aos olhos do diretor-geral de conteúdos, a nova grelha «respeita os interesses do Estado» e adiantou que a  grelha da RTP2 será apresentada «em breve, daqui a uma a duas semanas» no Porto.

Durante a apresentação, Alberto da Ponte considerou que esta nova grelha «quer exprimir o que a RTP quer ser no futuro», «independentemente das agendas» ou das «polémicas».«Portugal sempre ligado», é a nova assinatura da estação pública para o ano de 2013 que para o diretor de programas, Hugo Andrade marca «um recomeço de uma nova RTP». É a “grelha mais baixa de sempre” da RTP, concluiu.

Siga-me:
Redactor.