fbpx

Irmãos Sobral recebidos no aeroporto de Lisboa por milhares de portugueses

David Soldado
3 min leitura

Salvador Sobral e a irmã Luísa Sobral foram recebidos por um banho de multidão no aeroporto de Lisboa depois de terem conquistado no dia anterior a vitória no Festival Eurovisão da Canção 2017. Milhares de pessoas quiseram acompanhar a chegada do novo herói português que teve de ser escoltado por uma equipa policial até ao carro.

Duas horas antes do avião aterrar em Lisboa, era já grande a multidão de fãs que aguardava o regresso de Salvador Sobral com bandeiras e cartazes a felicitar o cantor pelo triunfo em Kiev. «Uma canção tem de contar uma história. Não há uma fórmula para o êxito. Há sim, e deve haver sempre, uma preocupação pelo conteúdo e mensagem da música», disse Gonçalo Coelho, fã eurovisivo, ao A Televisão. Para André Godinho, também ele colaborador do site Festivais da Canção, o sucesso português deveu-se, sobretudo, à simplicidade do Amar Pelos Dois que «diferenciava das canções concorrentes».

O tempo foi passando até que os irmãos Sobral apareceram, por fim, ao público que os recebeu de forma eufórica ao som da canção Amar Pelos Dois. Estava cumprido um sonho já antigo de Diogo Canudo que considera a vitória portuguesa uma «chapada de luva branca» para «toda a gente que vê» o certame europeu. «Nos últimos anos, a Eurovisão tem sido dedicado a muitos conflitos políticos, ligam a outras coisas que não à música e este ano as coisas foram diferentes com a nossa canção», afirmou o também diretor do Crónicas de Eurofestivais, o primeiro espaço português reconhecido pela eurovision.tv.

Já David Ramos, que acompanha o concurso musical «desde pequeno», não poupou críticas à «bipolaridade» dos portugueses: «Ninguém gostava do Salvador mas agora tornou-se no novo herói de Portugal. Eu nunca tive dúvidas que éramos fortes candidatos à vitória […] A música era completamente diferente daquilo que estava ser apresentado na Eurovisão e tivemos a sorte ou sabedoria de não levar uma música em inglês quando a maioria dos concorrentes levava». Esta opinião foi partilhada «a 100%» pelo próprio intérprete e compositora da canção vencedora. Cantar em inglês nunca foi hipótese para Salvador Sobral e Luísa Sobral até porque, defenderam, a canção «fazia sentido em português». «Espero que lá fora comecem a perceber que a música portuguesa é muito mais do que tem chegado», rematou o cantor de 27 anos.

Redactor.