fbpx

“Horário não é adequado”

Pedro Vendeira
4 min leitura

Os resultados das audiências de ‘Vila Faia’ conseguiram abafar a polémica. Apesar de ser exibida ao fim-de-semana e no horário da tarde, a nova versão da primeira novela portuguesa está a conquistar o público. Ainda assim, há quem acredite que em horário nobre (das 20h00 às 23h00) os resultados seriam melhores.

‘Independentemente das audiências serem boas continuo a achar que o horário não é o mais adequado’, afirmou ao CM Virgílio Castelo, um dos protagonistas e novo responsável pela ficção da SIC. ‘Se estamos a conseguir estas audiências nas tardes de fim-de-semana em horário nobre conseguiríamos muito mais’, acrescentou o intérprete de ‘Gonçalo Marques Vila’, ressalvando que ‘o argumento de que ‘Vila Faia’ é uma novela não é o mais importante, pois antes disso é uma comemoração’.
Gonçalo Diniz, intérprete do vilão ‘Gaspar Guerreiro’, também não está satisfeito com o horário nem com os dias em que ‘Vila Faia’ vai para o ar. ‘Acho positivo que esteja entre os dez programas mais vistos do fim-de-semana, mas também era de esperar que um produto com esta qualidade, com um leque de actores muito bom e um texto de grande qualidade, ficasse entre os melhores’, salienta o actor, que admite ter uma personagem privilegiada.
No entanto, Gonçalo Diniz confessa que gostava que ‘Vila Faia’ concorresse com as novelas das outras estações. ‘Assim veríamos quem é que os telespectadores elegiam, o que seria muito interessante’. O actor acredita que a novela onde participa ‘poderia ficar mais bem posicionada nas audiências se competisse com as outras em horário nobre durante a semana’. E nota que ‘quando ‘Vila Faia’ vai para o ar não tem concorrência’.
Além disso, segundo o actor, com a aproximação da Primavera e após o Verão as audiências podem cair. E especifica: ‘Não estou a ver ninguém na praia com um televisor portátil a assistir à novela.’
RTP SATISFEITA
Contactada pelo CM, a RTP mostra-se igualmente satisfeita com as audiências. ‘Em ambas as emissões do fim-de-semana as curvas de share mostram o interesse dos espectadores, não se regista em nenhum dia quebras de competitividade e à medida que a novela se desenrola os consumidores mantêm-se presos, mantendo-se a RTP 1 em quotas de mercado que rondam os 28%. Ao fim de duas semanas de exibição a média actual da novela é de 27,1% de share e 9,4% de audiência média, ou seja, cerca de 900 mil espectadores vêem, em média, cada episódio de ‘Vila Faia”, refere a responsável pela Comunicação da estação pública.
Face aos números, a SP Televisão, produtora da novela, também é optimista. ‘Estamos muito contentes com os resultados. Isso é muito importante para nós, que temos dado tudo por este trabalho. Não há nada como saber que o nosso esforço está a ser reconhecido pelo público. Relativamente ao horário em que ‘Vila Faia’ é exibida, cabe à RTP decidir’, diz ao CM Filomena Cardinalli, directora de Comunicação da SP TV.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com