fbpx

«Gente da Cidade», amanhã, na RTP2

A Televisão
4 min leitura

Gente Da Cidade «Gente Da Cidade», Amanhã, Na Rtp2«Gente da Cidade», que será exibido amanhã às 19:30 na RTP2, traz dois episódios com seis curtos documentários que narram histórias da sociedade urbana europeia. Seis histórias de vida, seis realidades diferentes, retratos sociais de pessoas destas duas cidades da Europa: Barcelona e Praga.

Barcelona – Este programa é dedicado a Barcelona e é aqui que vivem Salvador, Suhanny e Mireia.

Salvador está reformado e vive numa residência há três meses. Uma mudança de vida para um solitário habituado a viver desde sempre só. O seu hobby e vocação secreta é desde há muito a pintura. Um dia o seu amigo Angel deparando com a sua solidão e dificuldade em sobreviver economicamente obrigou-o a mudar de vida. Nas arrumações, Angel encontrou na cave mais de 2000 quadros do amigo. E quer convencê-lo a fazer uma exposição.

Suhanny tem 18 anos. Nasceu no equador e vive preocupada com a sua imagem: o seu sonho era ser assistente de bordo. Suhanny nasceu e cresceu com uma deformação no lábio e sua família humilde, tem tentado tudo para a operar com sucesso. É um processo duro, longo e do seu sucesso depende a concretização dos seus sonhos.

Mireia é oriunda de uma família de classe alta de Barcelona. O seu sonho foi sempre ser uma dançarina de music hall mas a sua família forçou-a a abandonar o seu sonho. Mireia casou, teve filhos. Há cinco anos Mireia decidiu no entanto dar uma volta na sua vida e gere uma academia de dança para senhoras da sua classe na mesma situação. Juntas divertem-se com os seus números de cabaret.

Praga – Este programa é dedicado a Praga e é aqui que vivem Pedro Ngonga, Vera Roubalová e Milos Skorpil.

Pedro Ngonga é um homem bem-disposto que espalha essa alegria a quem o rodeia. Em Praga, para onde fugiu vindo das agruras da guerra em Angola, Pedro combina o seu trabalho como carregador de bagagens no aeroporto com os seus estudos teológicos e o seu grupo de música com os quais espalha uma energia positiva. Agora, depois de ter terminado uma longa relação, Pedro está de volta a Angola. Os amigos preparam-lhe uma surpresa…

Vera Roubalová tem 64 anos e uma vida difícil. Hoje Vera vive em paz mas foi um longo processo onde pesou bastante o suicídio do seu marido no final dos anos 80. O seu avô Salomon Hugo Lieben foi o fundador e dinamizador do museu judeu de Praga e Vera ocupa-se também da preservação da sua memória e obra.

Milos Skorpil corre por paixão com que tenta contagiar os outros. Já correu por toda a República Checa e até na Grécia no percurso original da maratona. Se a corrida é a sua paixão, a corrida é também geradora de equívocos pois nem todos os que o rodeiam compreendem e toleram esta opção em detrimento da vida pessoal.

Siga-me:
Redactor.