RTP

Futebol: RTP volta a apostar na transmissão de torneios de pré-época

futebol - primeira liga

Depois da Taça das Confederações e do Mundial de Sub-20, a RTP vai apostar novamente nas transmissões televisivas de futebol em particular nos torneios de pré-época. O grupo estatal de televisão adquiriu os direitos de transmissão da Taça da Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), a segunda prova mais antiga do futebol nacional, interrompida em 1993, depois de 64 edições e que regressa este ano.

Os canais do estado vão emitir quatro jogos da competição centenária. A 20 de julho o Estoril-Belenenses vai ter transmissão na RTP Informação e  o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, que se realizará no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril terá transmissão na RTP1. No dia seguinte é transmitido o jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares  no canal de notícias da RTP  e a final voltará a ser transmitida na RTP1.

A televisão estatal adquiriu ainda os direitos do Torneio do Guadiana (que se disputa a 5, 6 e 7 de agosto) e vai emitir três partidas em sinal aberto. O Sporting  Clube de Portugal e o Sporting de Braga são os representantes portugueses na competição.

Ao Correio da Manhã, Vítor Ferreira, da Ground Value, empresa que adquiriu os direitos televisivos, publicidade e patrocínio da prova à AFL, confirmou que a RTP foi a única empresa com canais generalistas a apresentar uma proposta. Já a RTP,  em avançar valores, garante apenas que o montante que pagou pela Taça de Honra é «substancialmente inferior» aos 285 mil euros que a AFL vai receber.

Recorde-se que esta quarta-feira a transmissão da vitória da seleção brasileira frente ao Uruguai, na meia final da Taça das Confederações que se realiza no Brasil, valeu a RTP um lugar entre os cinco programas mais vistos do dia. A partida foi o quinto programa da tabela  e conquistou uma média de 1,061 milhões de espetadores.