fbpx

Exclusivo aTV: As primeiras palavras da vencedora do “Festival da Canção 2012”

A Televisão
4 min leitura

Filipa Sousa Exclusivo Atv: As Primeiras Palavras Da Vencedora Do &Quot;Festival Da Canção 2012&Quot;

Diretamente do Algarve para Baku, no Azerbaijão. Filipa Sousa, para muitos uma das concorrentes de uma das edições da Operação Triunfo, para outros uma desconhecida. Mas a partir de hoje o seu nome fica registado na história daquela que é, segundo Pedro Granger, a “grande festa da música portuguesa”. Passava já da meia-noite quando chegou a unanimidade dos votos. Quer dos telespectadores, quer do júri nacional. Filipa Sousa e a sua Vida Minha tiveram na madrugada deste domingo a consagração. Venceram a quadragésima oitava edição do Festival da Canção.

A Televisão estava lá e, como não podia deixar de ser, recebeu as primeiras declarações, em exclusivo, da muito emocionada e surpreendida Filipa Sousa. “Não sei o que é que sinto sequer. Não sei, ainda estou encadeada com tanto flash, ainda não cai em mim”, começa por nos dizer a jovem.

E estaria Filipa a contar com esta vitória?“Não, não estava à espera. Estava à espera de um bom resultado, mas não quis pensar nisso, apesar dos comentários que se faziam na Internet, ou nos primeiros ensaios, tentei não me entusiasmar porque sabia que muita coisa podia mudar, fosse com o júri distrital, fosse com o televoto. E, então, tentei não me entusiasmar, concentrei-me em fazer uma boa prestação…”.

Mais uma vez, houve duas votações. E, ao contrário do que vinha a acontecer ao longo dos últimos anos, desta vez a decisão foi unânime. Tanto o público como o júri distrital ficaram fascinados com Vida Minha. Será que ao ver que tinha conquistado o júri, Filipa Sousa começou a ver a vitória a chegar? “Eu já não sabia como é que havia de olhar para a câmara”, começa por nos contar, acrescentado: “Nós pensamos, ok, o facto de ganharmos pelo júri distrital não quer dizer que vamos ganhar pelo televoto, porque o televoto pode mudar muita coisa”

Conquistado o nosso país, é agora tempo de começar a pensar no Azerbaijão e em toda a Europa. “Agora é que vão ser elas”, diz, entre sorrisos. E terá Vida Minha capacidades para superar o resultado alcançado por Senhora do Mar, o tema português que mais recentemente conseguiu um melhor resultado na Eurovisão e que é da mesma dupla do que o vencedor deste ano? “Não sei. É esperarmos para ver. Penso que a música tem força, eu gosto muito da música, é esperarmos para ver.” E será Vida Minha um bom retrato de Portugal? “Penso que sim, penso que tem um pouco de tudo. Mostra um pouco do fado, não sendo um fado puro, mas penso que tem um pouco de fado, tem sentimento”.

Prestes a despedir-se de nós, quisemos saber. Será que esta vitória vai ajudar a mostrar uma nova face da carreira desta talentosa jovem? “Pode ajudar. Isso agora cabe a mim tentar pegar e poder desenvolver trabalho a partir daqui, porque se não for eu a fazer por mim”.

Por fim, uma mensagem para todos aqueles que nela votaram: “Eu só quero agradecer muito, muito, muito, porque não estava mesmo nada à espera.”, concluiu, a sorrir.

Siga-me:
Redactor.