RTP

Este domingo há «Grandes Histórias – Toda a Gente Conta» na RTP (veja as fotos)

É já este domingo que vai para o ar mais um Telefilme RTP inserido na iniciativa Grandes Histórias, Toda a Gente Conta. Há Sempre um Amanhã é a produção de maio que marca o regresso aos ecrãs de dois atores bem conhecidos dos portugueses, Maria João Falcão e Diogo Infante, os dois protagonistas.

Eis a sinopse e algumas imagens:

Paulo Lima tem 40 anos é pai de duas filhas, divorciado e o engenheiro responsável por uma pequena fábrica especializada de componentes eletrónicos, com quadros altamente qualificados e pertencente a uma multinacional.

É ele o principal responsável pelo desenvolvimento daquela unidade que é considerada uma das mais eficientes e de melhor qualidade existentes em Portugal. O trabalho de Paulo à frente da fábrica, mais do que uma mera ocupação, é uma paixão, um compromisso pessoal, a quem dedicou o melhor de si próprio.

Devido à recessão mundial, a fábrica – a única que ainda existe na Europa – recebe a visita de Luísa, uma executiva de topo da Empresa. Luísa tem 35 anos e, tal como Paulo, a sua vida resume-se ao que faz profissionalmente. Luísa é uma mulher só, pois pôs sempre o trabalho à frente das poucas relações que teve. Mas, ao contrário de Paulo, Luísa é uma mulher fria e pragmática.

Apesar da fábrica ser uma unidade fabril rentável, Luísa insiste em tentar aumentar ainda mais o lucro. O seu argumento é muito simples: aquela fábrica no Brasil produziria o mesmo e muito mais barato. Se numa primeira fase, Paulo mostra-se simpático e tenta demonstrar que consegue fazer uma  redução de custos significativa e dar ainda mais lucro, acaba por perceber que Luísa quer maximizar os lucros ao máximo, o que, obviamente, significa deslocalizar a fábrica para o Brasil, onde os custos de produção são muito menores.

Perante a inflexibilidade de Luísa em aceitar os sucesivos planos de redução de custos que Paulo propõe, querendo sempre mais e mais cortes, Paulo decide fazer um ultimato a Luísa: se ela não aceitar o seu plano, ele abandona a fábrica e a empresa.

“Há Sempre um Amanhã”, domingo, às 22h00, na RTP1.