fbpx

ERC surpreendida com veto da RTP a canal dos Jogos OlĂ­mpicos na TDT

David Ferreira
2 min leitura

Logo Rtp3 Erc Surpreendida Com Veto Da Rtp A Canal Dos Jogos OlĂ­mpicos Na Tdt

A televisão do estado está a negociar com a MEO e a ZON um canal dedicado exclusivamente aos Jogos Olímpicos. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social queria incluí-lo no pacote da televisão digital terrestre, mas levou uma nega da RTP.

“Está fora de hipótese por questões financeiras. Fizemos estudos de rentabilização dos direitos de transmissão e de licenciamento – uma parte já feita à Sport TV– e para pôr os Jogos na TDT tínhamos de pagar para emitir e perdíamos receita”, explicou ao Diário de Notícias deste sábado o diretor- geral de Conteúdos da empresa pública, Luís Marinho.

Por esta altura, as negociações decorrem entre a RTP e as duas principais operadoras, de forma a colocar o conteúdo na televisão por subscrição, que será num canal rentabilizado através da publicidade. Algo já aprovado pela ERC.

Contactada pelo DN, Raquel Alexandra, vogal do Conselho Regulador, mostra-se surpreendida com a decisĂŁo do canal do estado: “Estamos boquiabertos com a resposta da RTP. Depois de todo o processo, vem recusar a proposta alegando questões comerciais… Consideramos que era a obrigação da RTP, como serviço pĂşblico, tomar este tipo de iniciativas”, refere a jurista e antiga jornalista, admitindo que este se tratava de “um serviço temporário” ao qual “a Anacom (Autoridade Nacional para as Comunicações) nĂŁo se opunha” e que “considerávamos que era interessante para todos os portugueses”.

Confrontado com este argumento, Luís Marinho recorda que “os portugueses vão ter o conteúdo disponível na RTP 2, onde vão ser emitidas muitas horas de Jogos Olímpicos e onde vai estar o mais importante”.

Para a ERC, a proposta para inclusão das emissões no canal de Alta Definição da TDT viria “solucionar um espaço que sempre esteve consignado aos três canais e sobre o qual nunca houve entendimento”, explica Raquel Alexandra, alegando que, na semana passada, “Zeinal Bava (presidente da PT) aceitou cobrar um preço simbólico à RTP para transportar o sinal em alta definição”.

Moderador do fĂłrum e designer