A Tapadade Mafra serviu de cenĂĄrio para um espectacular incĂȘndio que serĂĄ exibido nos primeiros episĂłdios de ÂVila Faia e que contou com o recurso a efeitos especiais que prometem surpreender os telespectadores.
A cena foi editada com o recurso a um processo chamado imagens de sĂntese, tambĂ©m conhecido como imagens 3D (nĂŁo confundir com as 3 dimensĂ”es estereoscĂłpicas) ou imagens virtuais. Trata-se de uma produção auxiliada por computador de imagens facilmente perceptĂveis ao olho humano, de objectos ou ambientes que nĂŁo existem na realidade.
ÂĂ uma tĂ©cnica que se utiliza cada vez mais em televisĂŁo e que tem como objectivo tornar as cenas mais realistas. Neste caso concreto do incĂȘndio Ă© possĂvel fazer com que as chamas pareçam estar mais prĂłximas dos protagonistas, como que a cercĂĄ-losÂ, explica Marques da Silva, director tĂ©cnico da SP TelevisĂŁo para a alta definição, provando que a produtora estĂĄ determinada em apostar forte na inovação, contando para isso com o apoio das altas tecnologias, nomeadamente a alta definição (HD).
A cena do incĂȘndio promete ser uma das mais emocionantes da novela que deverĂĄ estrear brevemente na RTP 1, uma vez que envolve um dos casais mais importantes da histĂłria: ÂMariette (InĂȘs Castel-Branco) e ÂJoĂŁo Godunha (Albano JerĂłnimo), papĂ©is interpretados na versĂŁo original por Margarida Carpinteiro e Nicolau Breyner. A prostituta nĂŁo consegue escapar ao incĂȘndio, ao ficar encurralada pelas chamas. Por sorte, o motorista da famĂlia Marques Vila ouve os seus gritos e corre em seu auxĂlio, acabando por lhe salvar a vida.
ALTA DEFINIĂĂO
ÂVila Faia estĂĄ a ser totalmente gravada e editada em alta definição, o que obriga a um maior cuidado com os pormenores, sobretudo a nĂvel de dĂ©cors e maquilhagem.