fbpx

Efeitos especiais recriam incĂȘndio

Pedro Vendeira
2 min leitura

A Tapadade Mafra serviu de cenĂĄrio para um espectacular incĂȘndio que serĂĄ exibido nos primeiros episĂłdios de ‘Vila Faia’ e que contou com o recurso a efeitos especiais que prometem surpreender os telespectadores.

A cena foi editada com o recurso a um processo chamado imagens de síntese, também conhecido como imagens 3D (não confundir com as 3 dimensÔes estereoscópicas) ou imagens virtuais. Trata-se de uma produção auxiliada por computador de imagens facilmente perceptíveis ao olho humano, de objectos ou ambientes que não existem na realidade.
“É uma tĂ©cnica que se utiliza cada vez mais em televisĂŁo e que tem como objectivo tornar as cenas mais realistas. Neste caso concreto do incĂȘndio Ă© possĂ­vel fazer com que as chamas pareçam estar mais prĂłximas dos protagonistas, como que a cercĂĄ-los”, explica Marques da Silva, director tĂ©cnico da SP TelevisĂŁo para a alta definição, provando que a produtora estĂĄ determinada em apostar forte na inovação, contando para isso com o apoio das altas tecnologias, nomeadamente a alta definição (HD).
A cena do incĂȘndio promete ser uma das mais emocionantes da novela que deverĂĄ estrear brevemente na RTP 1, uma vez que envolve um dos casais mais importantes da histĂłria: ‘Mariette’ (InĂȘs Castel-Branco) e ‘JoĂŁo Godunha’ (Albano JerĂłnimo), papĂ©is interpretados na versĂŁo original por Margarida Carpinteiro e Nicolau Breyner. A prostituta nĂŁo consegue escapar ao incĂȘndio, ao ficar encurralada pelas chamas. Por sorte, o motorista da famĂ­lia Marques Vila ouve os seus gritos e corre em seu auxĂ­lio, acabando por lhe salvar a vida.

ALTA DEFINIÇÃO
‘Vila Faia’ estĂĄ a ser totalmente gravada e editada em alta definição, o que obriga a um maior cuidado com os pormenores, sobretudo a nĂ­vel de dĂ©cors e maquilhagem.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mĂĄgica desde miĂșdo. pedro.vendeira@atelevisao.com