Domingo há «Grandes Histórias Toda a Gente Conta» na RTP (com fotos)

É já no próximo domingo que vai para o ar mais um Telefilme RTP, inserido na iniciativa Grandes Histórias Toda a Gente Conta. Este mês o destaque vai para famílias endividadas por problemas de crédito. Eis a sinopse e algumas fotografias de Vidas a Crédito.

Sofia vive no limite dos seus cartões de crédito. Quando o marido perde o emprego, a situação descontrola-se e é obrigada a mudar de vida.

Sofia, uma ilustradora freelancer, vive para a carreira, a família e o consumo. Para ela, comprar é sinónimo de prazer. Raramente resiste a uma novidade do mundo da moda. É verdade que, na sua profissão, a aparência também conta, mas não tanto como Sofia faz crer. Hoje apaixonou-se por um vestido, mas quando entrega o cartão de crédito na loja, o cartão é recusado. Sofia não desanima. Abre a carteira onde tem sete cartões de crédito, escolhe outro e entrega-o para fazer o pagamento.

A caminho de casa recebe um telefonema da mãe, Aurora, que lhe pergunta se tem trabalho. Fica aborrecida com a habitual pergunta semanal. Apanha os filhos no colégio privado. Rita, a filha mais velha, vem a falar da viagem de finalistas à neve. Tem de pagar a parte dela amanhã e comprar roupa adequada para o frio. André, o filho do meio, está agarrado ao telemóvel, a enviar sms à namorada que chegou ontem do Brasil. Beatriz, a filha mais nova, só fala das prendas que quer receber nos anos e o sítio onde vai fazer a festa. Sofia diz-lhes para terem calma, que não é altura de gastar dinheiro.

Nessa noite, jantam em família. Está a usar o vestido novo que comprou e a ver o IMI que se esqueceu de pagar. Chega o marido, Afonso, e ela esconde a conta. Afonso pergunta-lhe onde é que arranjou a roupa nova. Ele pergunta se ela já pagou o IMI e ela mente, dizendo que sim. Afonso diz-lhe que é preciso terem cuidado com as despesas. Sofia pede-lhe para ficar descansado, pois é muito poupada e tem um trabalho grande para receber em breve.

Uma história de autoria de Raquel Palermo.

 

 

Se encontrou algum erro, selecione e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos informar.