fbpx

Conheça a programação da RTP para o Natal

Pedro Vendeira
36 min leitura

Boas-Festas-Rtp

A RTP1 preparou uma programação especial para o Natal. Confira em baixo os especiais preparados pela estação pública:

Natal dos Hospitais 2013

Sábado e domingo, às 11h00, na RTP1.

55 anos de uma tradição de Natal…Levar alegria aos que mais precisam e oferecer muitos sorrisos…Reveja os melhores momentos este fim de semana. Uma tradição que repetimos todos os Natais…No dia 12 de dezembro a RTP transmitiu a 55.a edição do Natal dos Hospitais, uma parceria com o Diário de Noticias, a partir do Centro de Reabilitação de Alcoitão, conduzido por Catarina Furtado e João Baião e do Hospital de São João, no Porto acompanhado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Ao longo do dia vários artistas marcaram presença no Natal dos Hospitais. Rosita, Nelo Silva, Mila Ferreira, Quim Barreiros, José Alberto Reis, Jorge Roque, José Malhoa, Joana Amendoeira, Ágata, Marco Paulo, Mónica Sintra, Romana,Luis Filipe Reis, Bandalusa, Tertúlia dos 40, Leandro, David Carreira, Toy, Santamaria, Mickael Carreira, Tony Carreira são apenas alguns.

O Coro de St. Amaro de Oeiras fecha esta grande festa. Muita música, alguma magia e muita emoção marcam esta tradicional festa de natal da RTP, onde cabem a alegria, a esperança e o amor. Veja ou reveja os melhores momentos.

 

Quem Quer ser Milionário: Especial Crianças – Sábado, às 21h15, na RTP1; Especial Humoristas – Dia 23, às 22h00, na RTP1; Especial Crianças – Dia 24, 22h00, na RTP1; Especial 5 Para a Meia-Noite – Dia 28, às 21h15, na RTP1.

Chefs’ Academy – Especial Natal

Dia 22, às 21h15, na RTP1

Nas férias do Natal não vamos dar folga às caras da RTP: vão voltar às aulas. A convite do Chefe Cordeiro e da Catarina Furtado, 12 caras bem conhecidas do público da RTP – Silvia Alberto, Cristina Esteves,

Anabela Teixeira, Tânia Ribas de Oliveira, Marisa Liz, Maria Vieira, Zé Pedro Vasconcelos, Mário Augusto, João Adelino Faria, João Baião, Fernando Mendes e Nuno Delgado – vão invandir a sala de aula da maior escola de cozinha da televisão portuguesa. Iremos dividir estes alunos-convidados em 4 grupos (de 3 pessoas) e cada grupo será liderado por um dos professores da escola.

Grupo 1 – Professor Kiko; Grupo 2 – Professor Henrique Sá Pessoa; Grupo 3 – Professora Marlene; Grupo 4 – Professor António Alexandre.
Ao longo de uma emissão muito especial, o que se pretende é que cada uma destas quatro equipas, lideradas pelos melhores professores da televisão portuguesa, consiga preparar um prato muito especial para a ceia de natal. A prova será dirigida pelo Chefe Cordeiro e por Catarina Furtado, que irão correr as bancadas por onde se dividem as quatro equipas. Ao longo da prova, cada cara RTP vai narrando em depoimento – como é característico do formato – as suas dificuldades na cozinha, tal como os professores narram a azelhice ou sucesso dos elementos das sua equipa.

Ao longo do episódio contam-se ainda as memórias e tradições do Natal de cada convidado e cada chefe, tanto através de depoimentos como através das conversas que a Catarina vai protagonizando com os convidados.
Apesar de cada equipa lutar por construir o melhor prato, ninguém vai ficar fora da ceia, todos vão sentar-se à mesa para um jantar natalício, num momento de partilha – de pratos e e de conversa!

2º Concerto de Natal RTP

Dia 22, às 22h30, na RTP1 (Direto)

A orquestra de Rui Massena sobe ao palco cumprindo uma nova tradição: o concerto de Natal RTP!
A RTP celebra o Natal com um grande concerto em direto a partir do Mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto. Em palco estará uma orquestra de 45 elementos, um coro de 80 pessoas e 4 solistas para interpretar 17

das mais belas canções de Natal dirigidas pelo Maestro Rui Massena.

5 Para a Meia-Noite – Especial Natal

Dia 23, às 23h30, na RTP1

Em época natalícia os 5 magníficos juntam-se para um programa especialíssimo. São 100 minutos de humor estonteante e cada um dos apresentadores convidou uma cara conhecida para entrevistar em noite de véspera da consoada. Luís Filipe Borges convida Mafalda Teixeira; Zé Pedro Vasconcelos recebe

António Branco, mais conhecido como Batatinha; Nuno Markl convida Severino Moreira, o Pai Natal mais conhecido do país; Pedro Fernandes recebe Patrícia Bull e Nilton abre as portas de casa a Miguel Ângelo. A convidada especial é Gabriela Melciu, que vem representar os fãs do 5, o elemento chave para o sucesso do programa

Bem-vindos a Beirais – Especial

Dia 24, às 21h15, na RTP1

“Contos de Natal”

Chega à Casa da Aldeia um senhor rubicundo e de barba branca chamado Nicolau Natalino. Pedro pensa que ele é o Pai Natal. Fernando recebe em

casa os seus três sobrinhos com nomes de ciclistas que vão pôr-lhe a cabeça às voltas. Especial Natal.

O Preço Certo Especial Crianças – Dia 24 de dezembro, às 19h00, na RTP1; Especial Os Nossos Dias – Dia 25 de dezembro, às 19h00, na RTP1; Especial Chefs’ Academy – Dia 26 de dezembro, às 19h00, na RTP1; Especial Desportistas – Dia 31 de dezembro, às 19h00, na RTP1; Especial Músicos – Dia 01 de janeiro, às 19h00, na RTP1.

Circo de Natal 2013

Dia 25, às 21h15, na RTP1

Uma grande festa de Natal para todas as famílias portuguesas com a presença de vários rostos da RTP e um espetáculo repleto de excelentes artistas e números únicos no mundo da arte circense.

Grandes atuações musicais de Áurea, Paulo Gonzo e Fafá de Belem, Amor Electro e No Stress trazem ainda mais brilho a esta noite. A boa disposição e a alegria não ficarão de lado, assim como toda a magia do Circo Victor Hugo Cardinali!

Portuguesinhos Pelo Mundo – Especial Natal

Dia 29, às 21h15, na RTP1

Vamos dar a conhecer as tradições natalícias locais através da voz de crianças portuguesas que lá vivem.

A época de Natal é comemorada com entusiasmo em quase todo o Mundo. No entanto, também nas tradições natalícias, as diferenças culturais dos povos se manifestam em comemorações diferentes.
Uma edição especial do “Portugueses Pelo Mundo” que nos mostra como os nossos emigrantes celebram o Natal com os seus filhos de acordo com os costumes do país onde vivem.

CINEMA

Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2
Dia 22, às 15h15, na RTP1 (Estreia em TV)

A última aventura da série de filmes Harry Potter.

Na parte 2 do épico final, a batalha entre as forças do bem e do mal do mundo dos feiticeiros, toma proporções gigantescas e vai originar uma guerra sem precedentes. Ninguém está a salvo, mas é Harry Potter que terá o maior desafio de sempre, na batalha final contra Lord Voldemort. Tudo acaba aqui.

Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint Realização: David Yates
Produção: David Barron

Autoria: Steve Kloves Ano: 2011
Duração: 115 minutos

Sherlock Holmes: Jogo de Sombras

Dia 22, 17h30, na RTP1 (Estreia em TV)

Num novo filme cheio de ação, Sherlock Holmes e o seu companheiro Dr. Watson continuam a perseguir o seu objetivo maior: destruir o Dr. Moriaty, o primeiro grande vilão da história da humanidade.
Sherlock Holmes sempre foi o homem mais inteligente… até agora. Há um novo criminoso à solta – Professor Moriarty, e ele não é apenas intelectualmente igual a

Holmes, como também a sua capacidade para o mal, juntamente com uma enorme falta de consciência, pode mesmo dar-lhe vantagem face ao conhecido detetive. Quando o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto, a evidência, segundo o Inspetor Lestrade, aponta para suicídio. Mas Sherlock Holmes deduz que o príncipe foi assassinado – um assassínio que é

apenas uma peça de um grande e poderoso puzzle, projetado pelo Professor Moriarty. Misturando negócios com prazer, Holmes segue as pistas até um clube de senhores noturno, onde ele e o seu irmão, Mycroft Holmes brindam ao Dr. Watson na sua última noite de solteiro. É aí que Holmes encontra Sim, uma cigana cartomante, que vê mais do que aquilo que conta e os envolvidos no assassinato do príncipe tornam-na no próximo alvo a abater. Holmes tenta salvar-lhe a vida e, em troca, ela concorda, relutantemente, em ajudá-lo. A investigação torna-se cada vez mais perigosa e leva Holmes, Watson e Sim por todo o continente, desde Inglaterra a França, a Alemanha e finalmente para a Suíça. Mas a astúcia de Moriarty está sempre um passo à frente e vai deixando um rasto de morte e destruição, tudo parte de um plano maior e que, se for bem-sucedido, irá mudar o curso da história.

Título Original: Sherlock Holmes: A Game of Shadows
Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Jared Harris
Realização: Guy Ritchie
Produção: Susan Downey, Dan Lin, Joel Silver, Lionel Wigram Autoria: Michele Mulroney, Kieran Mulroney

Música: Hans Zimmer Ano: 2011
Duração: 129 minutos

O Sítio das Coisas Selvangens

Dia 24, às 16h45, na RTP1 (Estreia em Tv)

Max não compreende o mundo dos adultos e decide fugir para “O Sítio das Coisas Selvagens”, que, tal como ele, têm grande

dificuldades em lidar com as suas emoções e sentimentos.

A história de Max, um rapaz indisciplinado e sensível que se sente incompreendido em casa e decide fugir para o sítio das Coisas Selvagens. Max vai ter a uma ilha onde encontra criaturas misteriosas e estranhas, cujas emoções são tão selvagens e imprevisíveis como as suas ações. As Coisas Selvagens procuram desesperadamente um líder para orientá-las, tal como Max anseia por um reino para governar. Quando Max é coroado rei, ele promete criar um lugar onde todos serão felizes. No entanto, cedo descobre que governar o seu reino não é tão fácil como parece e os seus relacionamentos tornam-se complicados.

Título Original: Where the Wild Things Are
Com: Max Records, Catherine O ́Hara, Forest Whitaker
Realização: Spike Jonze
Produção: Tom Hanks, Gary Goetzman, Vincent Landay, Maurice Sendak Autoria: Spike Jonze, Dave Eggers
Música: Carter Burwell, Karen O
Ano: 2009
Duração: 101 minutos

Zé Colmeia
Dia 24, às 23h00,na RTP1. Versão Portuguesa (Estreia em Tv)

Zé Colmeia e o seu fiel companheiro Catatau, vão ajudar o Ranger Smith a salvar Jellystone!
O alegre Zé Colmeia e o seu fiel amigo Catatau têm uma vida perfeita no parque de Jellystone, que se prepara para

fazer 100 anos de existência. Mas aqueles dias pachorrentos e sem contrariedades estão prestes a chegar ao fim: Brown, o presidente da câmara, decidiu que chegou o momento de encerrar o parque e vender os terrenos com as suas árvores seculares. Assim, numa corrida contra o tempo, Zé Colmeia e Catatau vão ter de encontrar maneira de o fazer mudar de ideias e salvar Jellystone. Para isso, contarão com a ajuda de Rachel, uma documentarista de vida natural, e de Smith, um simpático e bem-intencionado guarda-florestal. Realizado por Eric Brevig, o filme é inspirado na famosa personagem criada, em 1958, por William Hanna e Joseph Barbera. Versão Portuguesa, com vozes de António Machado, Peter Michael e Tiago Retrê.

Com: Dan Aykroyd, Justin Timberlake, Anna Faris Realização: Eric Brevig
Produção: Donald De Line, Karen Rosenfelt
Autoria: Jeffrey Ventimilia, Joshua Sternin, Brad Copeland Música: John Debney

Ano: 2010 /Duração: 77 minutos

Uns Sogros de Fugir

Dia 24, às 00h30, na RTP1

No Natal, o casal fica impedido de apanhar o voo e ambos terão que enfrentar os seus sogros… que são de fugir! …Uma comédia com sabor a Natal

Todos os anos, o casal Brad e Kate, parte numa viagem para um local exótico, de modo a fugirem das famílias de ambos, na época natalícia. Mas não este ano. Brad e Kate ficam retidos no aeroporto de San Francisco, devido a péssimas condições climatéricas. Pior ainda, eles são entrevistados pela televisão local, e acabam por revelar o seu destino a toda a cidade… e às suas famílias. Estão agora à espera deles em casa do pai de Brad…E da mãe de Kate… E da mãe de Brad…. E do pai

Música No Coração

Dia 25, às 14h15, na RTP1

Uma história intemporal, com as excelentes interpretações de Julie Andrews e Christopher Plummer “Música no coração”, é baseado na história verídica da família Trapp.

Maria, uma jovem noviça num convento austríaco, chega sempre tarde às suas orações matinais pois prefere ir cantar para as colinas. A madre superiora, achando que

Maria precisa de saber algo sobre o mundo real antes de fazer os votos, incumbe-a de ser a preceptora dos filhos do viúvo, capitão Von Trapp.
Ao chegar a casa do capitão, Maria constata que o seu patrão é frio e distante e que os seus sete filhos, parecem uns autómatos sempre que o capitão está presente.

Mas depressa isso tudo vai mudar…
Um grande momento de cinema, com canções que se tornaram conhecidas em todo o mundo, e que encheu de alegria o coração de milhares de pessoas.

Título Original: The Sound of Music
Com: Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker, Richard Haydn, Peggy Wood Realização: Robert Wise
Produção: Robert Wise
Autoria: Ernst Lehman
Música: Richard Rodgers
Ano: 1965
Duração: 165 minutos

Cães e Gatos: A Vingança de Kitty Galore Dia 25, às 23h30, na RTP1 (Estreia em TV)

Desta vez, cães e gatos vão ter de se unir para porem termo aos planos maquiavélicos de Kitty Galore, uma felina da raça Sphynx, que deseja dominar o mundo
Kitty Galore, uma ex-agente da organização MEOWS, está a pensar num plano diabólico para, não só destruir os rivais

caninos, como dominar o Mundo… Perante esta terrível ameaça, cães e gatos são forçados a trabalhar em conjunto, pela primeira vez na história!

Título Original: Cats & Dogs: The Revenge of Kitty Galore
Com: Chris O ́Donnell,Jack McBrayer,Kiernan Shipka Vozes:Bette Midler,Nick Nolte Realização: Brad Peyton
Autoria: Ron J. Friedman,Steve Bencich
Ano: 2010
Duração: 80 minutos

J. Edgar

Dia 28, às 00h00, na RTP1 (Estreia em TV)

O drama que explora a vida pública e privada de uma das figuras mais poderosas, controversas e enigmáticas do século XX.
Durante a sua vida, J. Edgar Hoover tornou-se no

homem mais poderoso da América. Como chefe do FBI durante quase 50 anos, ele faria tudo para proteger o seu País. No período em que governaram oito Presidentes e se assistiu a três guerras, Hoover travou batalha contra todas as ameaças, muitas vezes quebrando regras para proteger os seus compatriotas. Os seus métodos eram, ao mesmo tempo, cruéis e heróicos. Hoover era um homem que dava grande valor aos segredos – particularmente os dos outros e não tinha medo de utilizar essa informação de forma a exercer autoridade perante as principais figuras da Nação. Compreendendo que conhecimento é poder e que o medo cria oportunidade, ele usou ambos para ganhar uma influência sem precedentes, adquirindo uma reputação formidável e intocável.

Título Original: J. Edgar
Com: Leonardo DiCaprio, Armie Hammer, Naomi Watts Realização: Clint Eastwood
Produção: Clint Eastwood
Autoria: Dustin Lance Black
Música: Clint Eastwood
Ano: 2011
Duração: 137 minutos

Lanterna Verde

Dia 29, às 16h00, na RTP1 (Estreia em TV)

Hal Jordan integra os Lanterna Verde, que protegem o universo de ameaças cósmicas. Na sua primeira missão, ele e os seus companheiros vão enfrentar a misteriosa entidade conhecida como Parallax.

Num universo tão vasto quanto misterioso, existe uma poderosa força há vários anos. Defensores da paz e da justiça, eles são o Corpo dos Lanternas Verdes – uma

irmandade de guerreiros que jurou manter a ordem intergaláctico, onde cada um utiliza um anel que lhe confere superpoderes. Mas quando surge um novo inimigo – Parallax – que ameaça destruir o equilíbrio do Universo, só existe uma pessoa capaz de mudar este destino: o novo recruta do Corpo, o primeiro humano alguma vez seleccionado – Hal Jordan.

Título Original: Green Lantern
Com: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard
Realização: Martin Campbell
Produção: Greg Berlanti, Donald De Line
Autoria: Greg Berlanti, Michael Green, Marc Guggenheim, Michael Goldenberg Música: James Newton, Howard
Ano: 2011
Duração: 104 minutos

007: Quantum of Solace

Dia 29, às 18h00, na RTP1 (Estreia em TV)

Daniel Craig regressa como James Bond!

Numa incansável busca pela justiça, Bond conhece a bela mas arrojada Camille (Olga Kurylenko), que o leva até Dominic Greene (Mathieu Amalric), um rude homem de

negócios com uma posição de poder dentro da misteriosa organização Quantum Of Solace. Quando Bond desvenda uma conspiração para controlar um dos recursos naturais mais importantes do mundo, tem de percorrer um percurso minado de traição, decepção e morte para neutralizar a Quantum antes que seja demasiado tarde!

Título Original: 007: Quantum of Solace
Com: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric Realização: Marc Forster
Produção: Barbara Broccoli, Michael G. Wilson Autoria: Paul Haggis, Neal Purvis, Robert Wade Música: David Arnold
Ano: 2008
Duração: 99 minutos

A Ressaca – Parte II

Dia 29, às 23h00, na RTP1 (Estreia em TV)

A ressaca está de volta numa explosiva e divertida sequela que nos mostra que o que acontece em Vegas, fica em Vegas, mas o que

acontece em Bangkok é inimaginável!

Nesta divertida comédia, Phil, Stu, Alan e Doug viajam para a exótica Tailândia, para o casamento de Stu. Com a desastrosa despedida de solteiro de Doug bem presente na sua memória, Stu não quer correr riscos. Assim sendo, optou por uma reunião com os amigos estilo brunch: muito sossego, panquecas, café e sem… álcool. No entanto, as coisas não correm como

planeado. Duas noites antes do casamento, os amigos vão beber uma cerveja, em garrafas fechadas. O que poderia correr mal?

Título Original: The Hangover Part II
Com: Bradley Cooper, Zach Galifianakis, Ed Helms Realização: Todd Phillips
Produção: Daniel Goldberg, Todd Phillips
Autoria: Craig Mazin, Scot Armstrong, Todd Phillips Música: Christophe Beck
Ano: 2011
Duração: 95 minutos

Cinema Português

O Costa Do Castelo

Dia 23, às 15h45, na RTP1

Uma das mais célebres comédias do cinema português

Daniel aluga um quarto na humilde casa da Sra. Rita e do Sr. Januário, na Costa do Castelo, onde moram ainda Luizinha, uma bela órfã, e Simplício Costa, professor de guitarra. Daniel, que é rico e fidalgo, faz-se passar por pobre e apaixona-se por Luizinha. Os dois vivem dias felizes até que a sua verdadeira identidade é revelada

pela sua autoritária tia Mafalda, o que põe em risco o romance. Mas entra então em cena Simplício Costa, um homem com soluções para todos os problemas. Nem sempre pelos caminhos mais simples.
“O Costa do Castelo” é um dos filmes mais conhecidos, vistos e aclamados de Artur Duarte, sem dúvida um dos mais talentosos cineastas portugueses do período da chamada Comédia Populista. Autor de obras tão célebres como “A Menina da Rádio”, “O Leão da Estrela” ou “O Grande Elias”, Duarte foi na verdade um hábil criador de sentimentais e hilariantes comédias de sabor genuinamente português e lisboeta. Assim, entre complicados e sinuosos equívocos, delirantes jogos de aparências, suaves confrontos entre ricos e pobres e felizes histórias de amor, se materializou o melhor cinema de Duarte. “O Costa do Castelo” combina tudo isto de forma particularmente inteligente, ao longo da complicada história do rico fidalgo que se refugia em casa de gente modesta na Costa do Castelo e se apaixona pela bela órfã. Um romance que a intratável tia rica vai contrariar e o inimitável, irresistível e truculento professor de guitarra resolver no meio das mais loucas peripécias. Destaque para António Silva em mais uma das suas superlativas criações de arrebatador “Homem das Arábias” e galante vigarista lisboeta, capaz dos mais irresistíveis trocadilhos e das mais ousadas impertinências, à cabeça de um elenco de luxo em que se contam os nomes de Curado Ribeiro, Milú, Maria Matos, Manuel Santos Carvalho e Hermínia Silva.

Título Original: O Costa do Castelo
Com: António Silva, Maria Matos, Milú, Curado Ribeiro, Manuel Santos Carvalho, Hermínia Silva, Maria Olguim, Teresa Casal.
Realização: Artur Duarte
Produção: Rodrigues Pinto
Autoria: Artur Duarte
Música: Jaime Mendes e António Melo
Ano: 1943
Duração: 128 (pb) minutos

A Menina Da Rádio

Dia 24, às 14h45, na RTP1

Uma divertidíssima história num típico bairro lisboeta…
Em Lisboa, Cipriano Lopes e Rosa Gonçalves são lojistas na mesma rua. Detestam-se, de um ponto de vista comercial, embora a nível sentimental as coisas sejam diferentes, mas a rivalidade abafa tudo. Os respetivos filhos, a doce Geninha e o simpático Óscar, não escodem os seus sentimentos e amam-se apaixonadamente. Ambos partilham o

gosto pela música, que Cipriano partilha mas Rosa detesta. Cipriano, lembra-se de montar uma estação de rádio muito local, o Rádio Clube da Estrela, onde Geninha poderia exibir os seus dotes vocais e Óscar o seu talento de compositor. Porém, entre ciúmes, raivas e invejas tudo se vai complicar no bairro e na rádio.

Artur Duarte foi um dos nomes maiores da chamada comédia populista dos anos 40, bem patente em obras como “O Costa do Castelo”, “O Leão da Estrela” ou “O Grande Elias”. Em 1944 assinou um dos seus maiores êxitos, “A Menina da Rádio”, com a habitual colaboração de João Bastos no argumento e diálogos. Mais uma divertidíssima história de pequenas rivalidades, ciúmes, invejas e desencontros num típico bairro lisboeta que se rendia aos encantos da rádio, das canções e dos amores cruzados e nem sempre confessados. Uma grande realização de Duarte, apoiada na excelente fotografia de Aquilino Mendes, agora extraordinariamente valorizada pelo magnífico trabalho de restauro, e com um notável elenco, de António Silva a Manuel Santos Carvalho, passando por Maria Matos, Maria Eugénia, Ribeirinho, Óscar de Lemos e Fernando Curado Ribeiro.

Título Original: A Menina da Rádio
Com: António Silva, Maria Matos, Maria Eugénia, Ribeirinho, Óscar de Lemos, Fernando Curado Ribeiro, Teresa Casal, Aida Ultz, Maria Olguim, Manuel Santos Carvalho, Silvestre Alegrim.
Realização: Artur Duarte
Produção: Companhia Portuguesa de Filmes
Autoria: João Bastos
Música: António Melo, Fernando de Carvalho e Jaime Mendes
Ano: 1944
Duração: 103 (pb) minutos

A Canção de Lisboa

Dia 25, às 17h00, na RTP1

Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva na mais admirável, inspirada e irresistível comédia portuguesa de sempre
Vasco Leitão, estudante de Medicina em Lisboa, vive da mesada de umas tias de Trás-os-Montes que nunca vieram à capital e o consideram um excelente aluno. O Vasco,

porém, prefere os retiros de fado, os arraiais, os bailes e as mulheres bonitas. Especialmente Alice, uma costureira do Bairro dos Castelinhos, o que não agrada ao seu pai, o intratável alfaiate Caetano, que conhece bem o rol das dívidas do Vasco e a sua vida de boémio. Um dia, o Vasco chumba no exame, é posto pelo seu senhorio na rua e, para cúmulo, aparecem as tias. Cottinelli Telmo é aquilo que se pode chamar um caso singular do Cinema Português. Arquiteto de formação, assina o primeiro filme sonoro em Portugal, que é também a sua única longa-metragem já que morreu prematuramente. “A Canção de Lisboa” é ainda a primeira grande comédia populista do cinema português, o género de maior sucesso de sempre em todo o cinema nacional, e hoje continua a ser aclamado como um filme de culto. Dos diálogos inspirados ao humor irresistível, onde a tradição da Revista e a comédia de costumes se fundem de forma notável, “A Canção de Lisboa” é, sem exagero, um dos mais célebres e admiráveis filmes portugueses de sempre, a que não é alheio o talento de um elenco portentoso com o mítico trio Vasco Santana/Beatriz Costa/António Silva à cabeça.

Título Original: A Canção de Lisboa
Com: Vasco Santana, Beatriz Costa, António Silva, Teresa Gomes, Sofia Santos, Manoel de Oliveira, Silvestre Alegrim, Manuel Santos Carvalho.
Realização: Cottinelli Telmo
Produção: João Ortigão Ramos
Autoria: Cottinelli Telmo
Música: Raul Portela e Raul Ferrão
Ano: 1933
Duração: 114 (pb) minutos

O Leão da Estrela

Dia 26, às 15h45, na RTP1

Em 1947 Artur Duarte realizou uma das mais divertidas e inesquecíveis comédias portuguesas de sempre, com António Silva, Milú, Curado Ribeiro e Laura Alves. Anastácio, um alucinado e fanático adepto do Sporting, vai ao Porto assistir a um desafio decisivo. Instala-se com a família em casa dos Barata, que conheceram nas Caldas da Rainha e cujo filho Eduardo namorisca a bela Jujú, a filha de Anastácio. Este, um compulsivo farsante e imaginativo mentiroso, faz-se passar por um abastado homem de

negócios e as coisas correm da melhor forma no Porto. Mas quando Barata anuncia uma visita a Lisboa com a família, Anastácio fica em pânico. Porém, não se deixa abater e monta uma engenhosa farsa de aparências e mentiras, que vai terminar numa monumental confusão.

Uma das mais notáveis comédias de Artur Duarte, “O Leão da Estrela” continua a ser um filme irresistivelmente hilariante e um dos mais perfeitos exemplos da comédia populista do período dourado do cinema português. Centrando-se nas loucas atribulações de um ferrenho adepto do Sporting, que monta uma alucinante encenação de forma a poder estender até aos limites do impossível uma série de mentiras em que se faz passar por um rico homem de negócios, Artur Duarte assina uma comédia admirável, dos seus gags visuais aos seus fabulosos trocadilhos verbais, que é um retrato delicioso, irónico e envolvente dos costumes, das ilusões e dos anseios pequeno-burgueses da sociedade lisboeta dessa época. Um dos mais queridos e memoráveis filmes portugueses de sempre, servido por um fabuloso elenco, onde se contam os nomes de António Silva, Milú, Maria Eugénia, Curado Ribeiro, Laura Alves e Artur Agostinho.

Título Original: O Leão da Estrela
Com: António Silva, Milú, Maria Eugénia, Erico Braga, Laura Alves, Curado Ribeiro, Artur Agostinho, Maria Olguim, Tony d ́Algy.
Realização: Artur Duarte
Produção: Rodrigues Pinto
Autoria: Ernesto Rodrigues, João Bastos e Félix Bermudes
Música: Jaime Mendes
Ano: 1947
Duração: 106 (pb) minutos

Aldeia da Roupa Branca

Dia 27, às 16h15, na RTP1

Um olhar inteligente e irónico, sobre a realidade sociocultural de um país de brandos costumes
A vida, o quotidiano, os costumes pitorescos, as zangas, as rivalidades e as paixões da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que se encarregava da lavagem da roupa no rio. Duas famílias, o tio Jacinto e a sua azougada afilhada Gracinda, e a viúva Quitéria e o seu filho Luís,

mantêm entre si uma viva e feroz concorrência no negócio da roupa branca, que os leva a alguns extremos. Tudo se irá, porém, resolver da melhor forma com o aparecimento de uma camioneta comprada em Lisboa, o que vai inaugurar uma nova era no trabalho da lavagem de roupa dos “alfachinhas”

Título Original: Aldeia da Roupa Branca
Com: Beatriz Costa (Gracinda), José Amaro(Chico), Oscar de Lemos(Luís), Elvira Velez, santos Carvalho, Jorge Gentil, Armando Machado, Octávio de Matos
Realização: Chianca de Garcia
Produção: Espectáculos de Arte
Autoria: Chianca de Garcia, José Gomes Ferreira e Ramada Curto
Música: Jaime Silva
Ano: 1938
Duração: 89 minutos

MUSICAIS

Kátia Guerreiro No Olympia

Dia 20, às 00h30

Kátia Guerreiro ao vivo numa das salas de espetáculo mais prestigiadas do Mundo, o Olympia em Paris.

23 de Janeiro de 2012. Kátia Guerreiro chamou-lhe “a noite mais mágica da minha vida”. Com a mítica sala parisiense, Olympia, completamente esgotada, Kátia Guerreiro desafiou os nervos e elevou-se num espetáculo que fica para a história do Fado, mas também como um ponto de luz na sua carreira. À viagem pelos fados mais emblemáticos da sua carreira, juntou Alegoria, um poema original que “brinca” com os títulos de diversos temas seus, e cantou Minha Senhora das Dores e Ma Plus Belle Histoire d ́Amour,

acompanhada pela dupla de pianistas Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta.

Título Original: Kátia Guerreiro no Olympia Ano: 2012
Duração: 50 minutos

Aurea com a Orquestra Filarmonia Das Beiras

Dia 25, à 01h00, na RTP1

Aurea apresenta “Soul Notes” Acústico, no Teatro Aveirense, um espetáculo único, acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Aurea apresenta “Soul Notes” Acústico, no Teatro Aveirense, um espetáculo único, acompanhada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, composta por um enorme leque de músicos profissionais. Este será um concerto único especialmente concebido para esta data, em que os temas da Aurea serão apresentados com arranjos novos, visitando novas sonoridades em comunhão com a Orquestra. Será um espetáculo único que, como o nome indica, terá muita alma e coração.

RELIGIOSOS

Benção Urbi Et Orbi – Natal 2013

Dia 25, às 11h00, na RTP1

No dia de Natal o Papa Francisco deixa uma mensagem de fé e esperança
No dia 25 de dezembro, Sua Santidade o Papa Francisco irá proferir, perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, a Mensagem de Natal e Benção ” Urbi et Orbi”.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com