fbpx

Conheça os temas desta semana de ‹‹Sociedade Civil››

Pedro Vendeira
4 min leitura

Sociedade-Civil-Eduarda-Maio

No ‹‹Sociedade Civil››, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas. Sempre de 2ª a 6ª feira às 14h00, na RTP2.

Segunda-feira, 25 fevereiro
Ensino diferenciado por géneros tem vantagens?
Um relatório de 2008 da OCDE mostra que o fosso das taxas de sucesso entre rapazes e raparigas é semelhante em Portugal e nos EUA. O sucesso escolar das raparigas em relação aos rapazes poderia ser atenuado, de acordo com alguns especialistas, se se apostasse num ensino diferenciado por géneros. Por outro lado, um estudo da Rede Eurydice refere que, em Portugal, as taxas de repetição estão gradualmente a aumentar, sendo 6% mais altas para os rapazes. O que pode ser feito para que rapazes e raparigas sejam igualmente incentivados? Como cativar ambos para uma escola igual para todos?

Terça-feira, 26 fevereiro
Gripe e encefalite
Na maior parte dos casos, dois a três dias com paracetamol põem fim à febre e dores no corpo típicas da gripe, mas há casos em que o vírus pode ter consequências mais sérias. Pneumonia e descompensação de patologias crónicas são mais comuns em idosos, crianças e doentes crónicos. A encefalite, que se caracteriza por cefaleias, alteração da consciência, desorientação e prostração, regista-se mais raramente e atinge sobretudo idosos e pessoas com o sistema imunitário débil. Quem se vacina? A cobertura vacinal é baixa? Porquê? Que cuidados ter no combate à gripe? Como se dá o contágio? Que pessoas são mais vulneráveis? Quais os sintomas de encefalite?

Quarta-feira, 27 fevereiro
Fé em tempo de crise
A grande maioria dos portugueses são católicos, mas o número de protestantes e testemunhas de jeová tem vindo a aumentar, como revela o último CENSOS. Em momentos de crise são muitos os representantes das mais diversas religiões que referem haver um aumento no número de crentes. Mas, afinal, que conforto buscam os portugueses na religião? O que procuram nas comunidades religiosas? Como ajuda a crença a atravessar momentos mais difíceis? Ter fé significa acreditar num futuro promissor por intervenção divina? A fé renova a motivação? Transforma os cidadãos para a mudança? Torna-os mais resilientes?

Quinta-feira, 28 fevereiro
Doenças raras em Portugal

Genericamente reina a desinformação à volta das doenças raras. Quantos portugueses são portadores de uma doença rara? Como e quando podem ser diagnosticadas? A maioria dos cidadãos desconhece as respostas para estas questões. Em 2015 deverá estar concluído o registo nacional de doentes. O que será feito perante os resultados? Independentemente do desenvolvimento que for dado a este estudo, resta saber durante quanto tempo existe um entrave ao tratamento, porque dos 57 medicamentos órfãos autorizados em Portugal, apenas 44 são comercializados. Porque não são prescritos? Não perca este ‹‹Sociedade Civil›› dedicado ao Dia das Doenças Raras.

Sexta-feira, 1 março
Produção tradicional de excelência

Calçado, cortiça, cerâmica, têxteis, queijo, vinho, peixe ou conservas são uma série de produtos em que Portugal já é tradicionalmente uma referência. Mas como estamos a vender as marcas portuguesas? Quem procura a etiqueta made in Portugal? Porque são tão valorizados os produtos tradicionais lusos? Como podemos aumentar a sua produção e exportação? Em que mercados já conseguimos internacionalizar-nos e que outros há para conquistar?

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com