fbpx

O Melhor & Pior da Semana (13 – 19 de Agosto)

A Televisão
8 min leitura

Com o Pedro Esteves de férias, esta semana assumo eu o comando do Melhor & Pior da Semana. E porque as temperaturas altas nos levam à praia, a televisão generalista também está a levar os portugueses a imigrar para a televisão por cabo. É com esta realidade, que se inicia mais uma edição da sua rubrica de eleição!

Quem Quer Ser Milionario O Melhor &Amp; Pior Da Semana (13 - 19 De Agosto)

O melhor da RTP1

Na semana passada, o concurso apresentado por José Carlos Malato era o pior da semana, na opinião de Pedro Esteves. De facto, tenho de concordar com uma realidade: Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão já não surpreende, está praticamente gasto. Apesar disso, a estação pública continua a apostar no formato, com mais e mais emissões do mesmo. Se os portugueses estão fartos dele? Duvido.

Os resultados assim o comprovam. Sim, Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão está em terceiro lugar nas audiências, mas em termos de conteúdo consegue ser mais atrativo que os “enlatados na SIC”. Aliás, a diferença em audiência média entre estes dois programas não é elevada, muito pelo contrário. Se, na terça-feira, “Não Há Crise” bateu José Carlos Malato com 8,9% de rating, na quarta-feira foi a vez do concurso do primeiro canal vencer o programa conduzido por Nuno Graciano, com 8% de audiência média.

Apesar de acreditar que existam telespetadores que se questionam o que é pior -se um programa mais do que visto, se um conjunto de perguntas mais do que respondidas – considero que Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão leva a melhor.

O pior da RTP1

As repetições das conhecidas séries da RTP1 já se tornaram numa constante. No entanto, os resultados dos episódios transmitidos continuam a ser demasiado baixos. Exemplo disso foi o caso de Pai à Força, que foi para o ar no último sábado. A série da estação pública bateu fundo, nos 2,8% de audiência média e 13,6% de share, tendo sido quase menos vista que a emissão da Peregrinação Internacional, transmitida nessa manhã. Se, à noite, a repetição das produções nacionais não resultam, parece que nem ao fim de semana o primeiro canal consegue torná-las numa ferramenta para alcançar um lead-in satisfatório para o Telejornal.

Com o resultado de Pai à Força no sábado, o Telejornal acabou por ser o menos visto dos três noticiários (5,9% de audiência média e 22,8% de share), para além de ter sido ultrapassado pelo novo episódio de MasterChef. Quem diria…

O melhor da SIC

Está em terceiro lugar nos noticiários da hora de almoço, contudo é de salientar que é o que parte com maior desvantagem. O Primeiro Jornal da SIC tem diariamente a missão de correr uma maratona para tentar beliscar o Jornal da Tarde e o Jornal da Uma. Com a emissão de Querida Júlia a atingir shares na ordem dos 10 a 15%, torna-se difícil que a estação de Carnaxide consiga ser competitiva entre as 13h00 e as 14h00. Mesmo assim, e apesar destas condicionantes, é de salientar que o Primeiro Jornal não se tem saído nada mal. Por exemplo, na quarta-feira atingiu os 5,4% de audiência média e 24,9% de share.

É verdade que continuou no terceiro posto, contudo também não é mentira que quase triplicou o seu rating, tendo em conta a antecessor talk-show apresentado por Júlia Pinheiro (alcançou nessa manhã 2% de audiência média).

Apesar de permanecer em último, considero importante salientar os resultados do Primeiro Jornal.

E Especial O Melhor &Amp; Pior Da Semana (13 - 19 De Agosto)

O pior da SIC

É, a meu ver, o mais fraco dos magazines da SIC. E-Especial começou como Episódio Especial e, até hoje, é caraterizado pelas suas audiências inconstantes. Muitos são os avisos de Daniel Oliveira no Facebook relacionados com os grandes resultados audiométricos alcançados pelo programa conduzido por Ricardo Pereira e Sofia Cerveira, contudo nem sempre isso acontece.

No último sábado, dia 13 de Agosto, E-Especial caiu aos 3,8% de audiência média e 20,4% de share. Tendo em conta o também “baixo” resultado de Alta Definição (5% de rating e 25,2% de share), considero que desta vez o público de Daniel Oliveira não se deixou cair nas graças do universo de ficção da SIC.

Assim, e passados já cerca de três anos, duvido que este E-Especial tenha garantido um lugar na estação de Carnaxide. Com uma estação de Queluz de Baixo a apostar em filmes repetidos, e um Top + da RTP1 que, por mais alterações planeadas, continua a não cativar os telespetadores, o magazine da SIC tem feito o seu caminho, sem grandes concorrentes.

Resta esperar para ver o que acontecerá quando eles chegarem…

O melhor da TVI

Apesar do baixo consumo televisivo que tem vindo a aquecer os últimos valores audiométricos, a ficção da estação de Queluz de Baixo tem-se mantido com números estáveis. Apesar de não surpreenderem, e de não corresponderem a números que se comparem ao passado, tanto Anjo Meu como Remédio Santo têm resistido a este verão. Os telespetadores, mesmo já desviando o olhar para Laços de Sangue, continuam a preferir as produções do canal da Media Capital.

No final de contas, a TVI continuam a dominar este universo, e nem a saída de Rui Vilhena para a TV Globo, faz tremer os resultados das novelas. Com uma audiência média entre os 10 e os 13%, Anjo Meu e Remédio Santo têm consolidado o horário nobre da estação de Queluz de Baixo, sendo igualmente ajudadas pelo fraco conteúdo de Não Há Crise, e pelo “esgotamento” de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão.

Quanto a Sedução, nada a apontar. Na liderança, mas sem grandes “feitos”. O suficiente!

O pior da TVI

Atardeesua O Melhor &Amp; Pior Da Semana (13 - 19 De Agosto)

Foi uma semana negra para Fátima Lopes. Apesar de ter visto Canta Comigo subir nas audiências, a apresentadora de Queluz de Baixo não caíu nas graças dos portugueses durante os dias que passaram. Aliás, se, no passado, A Tarde É Sua, ficava constantemente à frente de Agora É Que Conta, agora é o programa de Leonor Poeiras a arrecadar o maior número de telespetadores.

Apesar das alterações na grelha do canal da Media Capital, com a reposição de Ilha dos Amores, parece-me que elas não foram suficientes para colmatar as más audiências do talk-show conduzido por Fátima Lopes. Algo terá de ser mudado em setembro, pois a concorrência parece estar a cativar os telespetadores. Boa Tarde já vence a RTP1 e a TVI entre as 15h30 e as 18h30.


Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.