fbpx

RTP2

A Televisão
4 min leitura

2011. O ano começou promissor e assim se mantém a nível cultural, a nível profissional, a nível pessoal. Este ano promete ser de mudança, promete trazer novos horizontes, novas metas e novos rumos a cada um de nós. Uma nova década para encher os nossos corações de puro entretenimento e de pura felicidade.

E assim começa mais uma temporada deste espaço, Holofotes. Continuando com a mesma fórmula, eu, Jorge Pontes, pretendo continuar a analisar de perto os programas ou temáticas que surjam na nossa televisão e que devem ter o merecido destaque no que toca aos nossos gostos televisivos. Porque não começar bem o ano e falar da RTP2?

Fa Las Rtp2Pois bem, a RTP2 está a ter um excelente início de ano e basta olharmos para a nova aposta Fá-las Curtas e a terceira temporada de 5 para a Meia-Noite. É, sem dúvida, com enorme agrado que vejo a RTP a apostar na Juventude e nas suas capacidades enquanto comunicantes. É, com certeza, do vosso conhecimento que a Estação Pública tem lançado várias iniciativas que visam chamar os jovens dos cursos relacionados com a Comunicação a realizar vários workshops e vários programas de especialização nestes mesmos ramos de aprendizagem. Um desses programas é o Fá-las Curtas que reúne Filomena Cautela como apresentadora e duas equipas (um realizador + um argumentista) numa disputa para ver quem faz a melhor curta-metragem, em, apenas, um dia. Estas iniciativas, para mim, são as melhores e as mais fascinantes pois colocam cá fora, os “artistas de rua” que andam escondidos por esse Portugal fora tanto a nível de escrita tanto a nível de realização, áreas que tanto precisamos de desenvolver.

Por outro lado, tivémos, no passado mês, o regresso de 5 para a Meia-Noite e, consequentemente, o regresso dos cinco apresentadores mais irreverentes e mais interessantes do nosso late-night televisivo. É com enorme agrado que os congratulo e os felicito por mais uma temporada de sucesso pois é, sem dúvida, gratificante voltar e ser ansiado pelos inúmeros fãs que enchem as redes sociais com os desejos de mais uma temporada e de mais uma mão cheia de episódios novos.

E para não destoar, Hoje, o noticiário da RTP2, volta a marcar pontos pela sua qualidade, pela sua simplicidade e pela sua alta fidelidade na informação. Em apenas meia-hora, ficamos a saber tudo aquilo que se passa no mundo e arredores sem nunca nos sentirmos “violados” pelo excesso de informação ou pelo sensacionalismo de muitos outros canais de notícias.

E já que falamos da RTP2, não deve passar em branco o facto de o canal ter exibido, embora numa hora menos boa, a série Sherlock da BBC que conta a história do detective Sherlock num mundo muito mais moderno.

Sendo, pois, um ano de grande mudança, a RTP2, em apenas um mês fez questão de nos abraçar com a diversidade e irreverencia de conteúdos. Isto sim é televisão. Isto sim é programar. Isto sim é pensar no espectador. Isto sim é a RTP2.

Siga-me:
Redactor.