fbpx

Late-night

A Televisão
4 min leitura

5 Late-NightNão obstante, os canais generalistas preparam as suas armas na Primavera para depois as apresentarem na estação do calor. Como exemplo, temos a RTP2 que começou a preparar um talk-show de nome 5 Para a Meia-Noite e que durante o Verão teve e tem cativado muitos telespectadores.

O programa é diário e, em cada dia da semana, um apresentador diferente apresenta-nos um ou mais convidados para falarem de um tema comum a essa semana. São eles: Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges respectivamente distribuídos pelos dias de segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Inicialmente, o programa foi quebrando o gelo e durante as duas primeiras semanas cativou um determinado público num determinado dia da semana pois para além de mecanismos diferentes de condução do programa temos o favoritismo por parte de alguns telespectadores em relação aos apresentadores pois já os viram em produções anteriores.

De facto, o programa é diferente daquilo que a RTP2 costuma exibir. Contudo, mostra uma RTP diferente e, consequentemente, uma RTP2 forte, madura, corajosa.

No final de Julho, como lead-in do programa, o canal colocou a série 30 Rock em exibição e que terminou ontem, dando por concluída a segunda temporada. De entre bons e maus resultados, a série conseguiu impôr-se e concluir a sua missão com eficiência.

Da parte dos outros canais e falo, naturalmente, da SIC e da TVI decidiram aumentar o tempo das suas novelas para combater directamente com o talk-show. Mas esta situação só aconteceu no início de Agosto pois a RTP2 lucrava bastante chegando o programa até quase aos 12% de share diário ajudando, obviamente, a RTP2 nas contas finais. Como a SIC e a TVI notaram que tinham um trunfo à altura decidiram “contra-programar” com os seus sucessos: as novelas e até séries como House, M.D (por parte da TVI) e, futuramente a quarta temporada de NCIS (por parte da SIC).

O medo de perder o dia, o medo do arrebatamento de audiências por parte do Serviço Público e a incapacidade de criar formatos novos, dinâmicos e interessantes coloca a SIC e a TVI em tal posição que são obrigadas a, simplesmente, aumentar o intervalo de tempo das suas amadas novelas.

Quando a RTP2 soube de tal acontecimento (leia-se patranha), colocou um outro episódio da série 30 Rock para que o talk-show começasse por volta da meia-noite e vinte para dar tempo às novelas acabarem.

E, esta semana, a minha estrelinha de ouro vai mesmo para a RTP2 pela sua perserverança, pela sua coragem, pela sua luta e pela sua originalidade em nos proporcionar um bom momento de humor, de conversa e de cultura. 5 Para a Meia-Noite é um programa no qual ponho as minhas mãos no fogo porque vale a pena e a RTP2 deve apostar nele.

Quanto às outras estações, devem pôr as suas cabeças a funcionar para criarem novos formatos que cativem o público português porque se continuar assim, a RTP2 vai sempre sair vencedora.

Siga-me:
Redactor.