fbpx

RTP e SIC com especiais para 25 Abril

Pedro Vendeira
3 min leitura
Um dos momentos históricos que mais marcou o país continua a não ser olvidado pelos vários canais em sinal aberto que, à excepção da TVI, vão assinalar a data com programação distinta fazendo ajustes nas suas grelhas.

A estação pública é aquela que mais relevo em antena concederá à efeméride. A RTP2 antecipa a celebração por umas horas através de uma iniciativa inédita que se prende com uma maratona de documentários.

Desta feita, após o “Jornal 2” de esta sexta-feira arranca uma emissão ininterrupta de 24 horas dedicada ao cinema documental português. Visionar cerca de 30 filmes que se entroncam “num género particularmente caro ao canal”, como salientou o seu director Jorge Wemans, é o repto lançado aos espectadores.

Nem todos são estreias. E “Dia D”, nome escolhido para intitular esta “overdose”, nas palavras do director, remete para documentário, não encerrando, portanto, uma conotação directa, a nível temático, com o 25 de Abril. Do leque da vasta oferta destacam-se “Visita guiada”, “O Adeus à Brisa”, “O Segredo”, ou “Homeostética 6=0”, cuja exibição é inédita, além de inaugurarem a proposta da RTP2 .

Também o primeiro canal do Estado reservou para sábado programação subordinada ao aniversário da Revolução. Logo pelas 11 horas, a RTP1 transmitirá a sessão solene da Assembleia da República, aliás, extensível a todos os canais da RTP, com a intervenção de Cavaco Silva, além de todos os partidos com assento parlamentar.

Às 17.15 horas está marcada a exibição do filme “Capitães de Abril” da autoria de Maria de Medeiros, e em horário nobre adivinha-se um grande espectáculo de pendor musical que visa celebrar a Liberdade.

“Vozes que Abril Abriu” conta com a participação de nomes incontornáveis como os de José Mário Branco, Jorge Palma, João Gil & Shout, ou UHF, entre muitos outros. A condução do evento onde serão recriados temas de Abril está a cargo de Sílvia Alberto e Júlio Isidro.

Por sua vez, a SIC promete, para esta sexta-feira, uma homenagem a 35 heróis anónimos, tantos quantos os anos que passaram desde a Revolução. Nesta operação que decorrerá entre as 10 e as 19 horas e cuja apresentação caberá a Rita Ferro Rodrigues vão actuar vultos da música nacional de que são exemplo Paulo de Carvalho, ou Paco Bandeira.

No que toca ao cabo, este sábado, o Canal de História vai exibir o especial “25 de Abril, que integra”, entre as 15 e as 17 horas, os documentários “Crime continuado” com a participação de Mário Soares, Fernando Tordo e Francisco Pinto Balsemão, e em seguida “Franco e Salazar” o qual escrutina o perfil dos ditadores e analisa as semelhanças e diferenças entre o regime espanhol e o português.

JN

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com