fbpx

Perceber ou não Perceber?

A Televisão
9 min leitura

Mais uma semana e Secret Story continua nas bocas do mundo. Se, por um lado há criticas negativas e positivas, por outro a imprensa continua a tentar desvendar segredos, não esquecendo ainda as entrevistas da primeira concorrente expulsa pelos portugueses.

Quem leu qualquer uma das revistas da nossa praça deparou-se com uma entrevista a Doriana Sousa. Nem uma semana depois de ter saído da Casa dos Segredos e os efeitos imediatos já se fizeram sentir. Produções fotográficas com o namorado, a solo, declarações sobre os colegas. Tudo isto e muito mais integrou vários títulos da nossa imprensa. Considero, sinceramente, um pouco excessivo a quantidade de entrevistas publicadas. As que li soaram-me a mais do mesmo. O seu segredo não é ter pousado nua para uma revista, mas sim, provavelmente, ter tido experiências paranormais; teve um pequeno desentendimento com o seu namorado; não se ia envolver com nenhum dos rapazes da casa; gostou de participar; foram estas as impressões que retive. Ora, numa única entrevista não podia ter sido tudo compilado? Não, as revistas querem ser cada vez mais iguais e com conteúdos semelhantes. Está mal.

Mas não foi a concorrente de Porto Santo a única a ter destaque em jornais e revistas. Numa semana em que, por coincidência está nomeado, Vasco Oliveira teve direito a destaque em variadíssimos órgãos de comunicação social. Sorte dizem uns, motivo de interesse dizem outros. Hoje à noite, haverá justificações para todos os cenários. Caso Vítor diga adeus a Secret Story, a culpa será de Vasco se ter envolvido com Daniela e de a imprensa o ter ajudado a ficar e ter “posto de lado” o namorado de Ana Isabel. Se Vítor ficar, Vasco culpará todo o destaque recebido e, mais do que isto, a Endemol será alvo de várias polémicas pelo facto de o seu segredo (que a imprensa já tinha dado a conhecer) ter sido revelado no passado domingo. Agora até pareceu que percebo de futurologia, não é verdade? Mas é o cenário mais provável, no meu entender. Por algum motivo tenho para mim que, hoje à noite, Vasco Oliveira permanecerá na Casa dos Segredos, enquanto Vítor deixará a sua Ana Isabel aos cuidados de Hugo F. Vão ver se não tenho razão!

Secret Story à parte, passemos à frente. Afinal de contas, felizmente, as revistas e jornais ainda não vivem só do reality-show da TVI. A Queluz de Baixo está a chegar uma nova trama. Depois da fantástica notícia de que Meu Amor está na corrida aos Emmy’s, eis que, finalmente, foi apresentada à imprensa Sedução, a sua sucessora, pelo menos no horário nobre, mas que também lhe poderá suceder na nomeação, a avaliar pelas declarações de André Cerqueira e Júlia Pinheiro. Gostei de ver as fotografias na imprensa e, sobretudo, de ler os depoimentos de Fernanda Serrano. A diva está de volta e, pelo que transparece, está na sua melhor forma. Já aqui falei por inúmeras vezes da admiração que por ela tenho e não pretendo voltar a “bater na mesma tecla”. Ainda assim, não posso deixar passar um dado curioso: porque motivo a TVI volta a insistir em não anunciar já a data de estreia da nova trama? A política das surpresas começa a aborrecer e os telespectadores começam a não gostar disso. André Cerqueira deveria tomar atenção, até porque o público já começa a manifestar-se…

E já que falo no director de programas de Queluz de Baixo, não posso deixar de comentar as suas declarações sobre Laços de Sangue à TV Guia. “Não sei como é que Balsemão, um homem tão inteligente, que vai marcar a história da televisão portuguesa, diz que esta novela é que vai levar a SIC à liderança. Gostava de perceber quem o convenceu de tal sucesso?”, afirmou André Cerqueira. É certo que a nova trama de Carnaxide não tem feito grandes resultados, mas, mais do que os resultados em si, a história está bem construída e já convenceu a crítica. Mudar a mentalidade dos telespectadores é que é o maior desafio, porque, infelizmente, ainda existe o “estigma” de que “telenovelas só na TVI”. Ainda assim, é claro que nunca levará a SIC à liderança, todavia, quem sabe num futuro próximo o responsável de Queluz de Baixo não veja Laços de Sangue crescer?

Duas das ajudas a este crescimento futuro da estação de Carnaxide poderão ser motivados pela exibição de dois formatos adquiridos recentemente por Nuno Santos: X Factor e The Biggest Looser. Do primeiro programa a primeira ideia que me vem à cabeça é o facto de ter projectado Leona Lewis para o estrelato. Embora muito semelhante ao Ídolos, poderá marcar a diferença, embora talvez não avance já nos próximos tempos. Já do formato cuja versão original é transmitida na SIC Mulher nem há palavras possíveis para descrever. Já muitas vezes defendi que devia haver uma versão portuguesa e que este é um dos poucos programas em que toda a gente ganha. Mais do que um reality-show, The Biggest Looser puxa às emoções e ajuda todos os seus participantes. Boa aquisição para Carnaxide que deveria começar já a ser preparado para ser emitido na rentrée do próximo ano. A dúvida que fica é quem seria a sua apresentadora ideal. Arriscaria nos nomes de Ana Rita Clara ou Sofia Carvalho, no entanto, este seria um excelente formato para ser apresentado por Júlia Pinheiro, a meu ver, claro. Resta esperar por novidades de Carnaxide.

Prestes a terminar, não posso deixar de relatar um facto curioso. Se, na semana passada Cláudia Vieira conseguiu a proeza de ser entrevistada por grande parte das revistas da nossa praça, esta semana é a vez de Leonor Poeiras alcançar tal “fenómeno”. Flash!, TV Guia, TV 7 Dias entre outras incluíram entrevistas com a cara de Secret Story. Acabou por ser um constante “mais do mesmo”, ainda assim, foi interessante ver as sessões fotográficas ou a simplicidade e humildade com que a apresentadora responde a cada uma das questões. Se, há uns tempos não gostava muito dela, tenho a dizer que me tem vindo a cativar ao longo dos últimos dias…

Destaques terminados, chega agora o momento de lhe revelar O Protagonista da semana! Foi a 10/10/2010 que ela chegou ao mundo e a imprensa já se rendeu. Talvez por ser filha de quem é, Carlota Maria é já uma das bebés mais faladas dos últimos tempos. Embora não lhe tenhamos visto ainda a cara, a avaliar pela beleza da progenitora, será certamente mais uma mulher bonita a juntar a tantas portuguesas!

Antes das despedidas, algumas sugestões para os próximos dias:

Amanhã, pelas 22h15, não perca a estreia da sexta temporada de Hustle, na Fox Crime. No dia seguinte, chega à RTP 2 a sexta temporada de Erva, quando o relógio marcar 22h40. Quarta-feira não perca a primeira emissão de Condenados, depois do Jornal da Noite, na SIC. Neste mesmo dia, mas às 22h15, chega à Fox Life a série Material Girl. Quinta-feira chega à MTV a quarta temporada de Skins, pelas 22h20.

Termina assim mais uma edição de Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.