fbpx

Custou, mas será!

A Televisão
8 min leitura

Em semana de estreia de Secret Story, a imprensa deu ainda mais destaque ao novo formato da estação de Queluz de Baixo, o que o torna no Protagonista desta semana!

Tudo começou terça-feira com uma sincera entrevista de Júlia Pinheiro à TV 7 Dias. Gostei do que foi dito, da forma como a apresentadora abordou assuntos mais “delicados” como a morte do pai, ou aquilo que disse sobre o seu novo projecto. Destaco a humildade com que falou sobre a sua relação com a SIC. Ficou-lhe muito bem dizer que Carnaxide é a sua casa, não esquecendo ainda o facto de ter revelado os motivos que a levaram a dizer adeus ao canal que a viu nascer. Vontade de crescer, assumiu. “Tapada” por Catarina Furtado, Bárbara Guimarães ou Carlos Cruz a directora de formatação de Conteúdos da TVI tomou a opção de tentar crescer noutro canal. E hoje, vários anos volvidos é uma das mais carismáticas profissionais da nossa televisão. Com tudo isto, apetece perguntar, e se Júlia tivesse continuado em Carnaxide, estaria actualmente no patamar em que está?

Por outro lado, também gostei de tomar conhecimento de um dado curiosos: Conceição Lino é uma das suas melhores amigas! Haverá algum profissional no nosso pequeno ecrã que fosse capaz de revelar, à imprensa, que a sua concorrente directa é a sua melhor amiga? Tenho muitas dúvidas. Só a grande Júlia Pinheiro o fez, até à data de hoje e, acima de tudo, louve-lhe a coragem, até porque, a própria garante que isso não será uma desculpa para se esquecer de que são concorrentes.

Amizades à parte, ainda com esta entrevista, ficámos a saber que Teresa Guilherme nunca fora opção para apresentar Secret Story. Fiquei muito surpreendido com este novo dado, até porque foram vários os órgãos de comunicação social que disseram que a eterna “senhora televisão” esteve na calha. Continuo a dizer que fazia todo o sentido ser ela a eleita, mas, atendendo à justificação dada por Júlia Pinheiro, compreende-se a opção da direcção de programas. Se Teresa fosse a escolhida, talvez muita gente confundisse o novo reality-show com Big Brother. Ainda assim há um novo “problema”, as comparações entre uma e outra apresentadora serão inevitáveis!

Já que se fala na eterna “senhora televisão”, com as suas declarações à imprensa desta semana, onde garante que nunca recebeu o convite para o papel e que gostava de o ter recebido e aceite fiquei confuso. Estive eu a ler algumas publicações mais antigas e deparei-me com uma declaração de Teresa Guilherme, que dizia que não gostava de apresentar este novo reality-show. Ora, em que ficamos então? Gostava ou não? A resposta a esta pergunta continua incógnita. A também produtora parece quase como a lua, que, dependendo das várias fases, tem uma simbologia diferente…

Ainda sobre a apresentação de Seret Story, e, tentando por de lado um pouco toda a polémica e tinta que fez correr na imprensa, não posso deixar de considerar as declarações de Marco Borges sobre Júlia Pinheiro um pouco deselegantes. “Não sou ninguém para pôr em causa o percurso profissional da Júlia, mas não a consigo identificar com este tipo de programa. Eu e mais 10 milhões de portugueses”, referiu o antigo participante de Big Brother. Não querendo ser “advogado de defesa”, não deixa de ser interessante o facto de a cara de As Tardes da Júlia já ter conduzido outros reality-shows, como Quinta das Celebridades ou Primeira Companhia e estes terem sido, igualmente um sucesso. Palavras para quê? Os números falam por si.

 

Secret Story à parte, houve mais notícias a invadirem a imprensa desta semana. Falemos então de Ídolos. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, com esta quarta temporada as informações começam a surgir cada vez mais cedo. Várias são as publicações que revelam, desde já o nome de 10 dos 15 finalistas. Agora pergunto eu, com estas “descobertas” o programa não começa a perder um pouco o interesse? O factor surpresa que sempre caracterizou a terceira edição não começa a ficar para traz?

É quase certo que a direcção de programas nada deverá ter que ver com isto, mas as qualidades que até aqui foram enaltecidas começam a deixar de existir. E Secret Story está aí… Alerta para Carnaxide.

 

Também a trama que vai substituir Mar de Paixão teve destaque na imprensa desta semana. E um novo dado surgiu: Helena Costa será uma das protagonistas. Foi a própria quem o garantiu à revista TV Guia! Confesso que esta novidade me causa alguma estranheza.

Não sou particularmente fã desta actriz. De todos os trabalhos que já fez apenas gostei de a ver em Morangos com Açúcar. Os restantes deram-me a ideia de que é “apenas mais uma” entre tantas. Não tem nada que se possa dizer: é a sua característica. Além disso parece-me muito plástica e com pouca telegenia. Por estes motivos ainda não percebo porque a foram escolher para protagonista de uma telenovela. É claro que tem que se enaltecer o facto de apostarem em novas caras, mas havia tantas “melhores” do que Helena Costa. Jéssica Atahyde, Marta Melro ou Núria Madruga, citando apenas alguns nomes… Opções que não se compreendem…

O último destaque da semana vai para José Eduardo Moniz. Segundo a revista TV Guia, o antigo “capitão” da TVI poderá estar com um pé na RTP, caso a ideia do PSD de privatizar a estação pública seja aceite. Primeiro que tudo, creio que esta opção nunca será tomada. Segundo, tenho muitas duvidas de que José Fragoso abandone o cargo. O trabalho desenvolvido até ao momento pelo antigo homem-forte da TSF tem sido óptimo e isso deverá ser tido em conta.

Acima de tudo, cheira-me que isto poderá ser uma forma de “calar” aqueles que dizem que Moniz estará prestes a tornar-se no novo responsável pela programação da estação de Carnaxide. Todavia, é necessário dar tempo ao tempo e, só com confirmações oficiais falar disso.

Deixo-lhe agora algumas sugestões para a semana que se avizinha!

Amanhã, pelas 21 horas, não perca a estreia da minissérie República, na RTP. Três horas e meia depois, veja o primeiro episódio da oitava temporada de CSI Miami, na SIC. No dia seguinte, acompanhe o regresso de Cenas do Casamento à antena da SIC, quando o relógio marcar 22h45. Quarta-feira, não se esqueça de que o MOV estreia a série The Event, pelas 22h30.

Termina assim a quadragésima nona edição de Frente de Destaques!

Até para a semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.