fbpx

Problemas com sistema de audiências chegam à Suíça

David Ferreira
1 min leitura

Kantar

Na Suíça, as estações de televisão estão sem medição de audiências desde janeiro, altura em que a Kantar substituiu a GfK na medição oficial.

Segundo notícia do jornal Briefing, a Kantar (do mesmo grupo que a portuguesa Marktest), vencedora do concurso para distribuir as audiências por seis anos naquele país, viu o seu sistema entrar em colapso logo no primeiro mês, sistema mais avançado em termos técnicos, já que permite a medição de audiências via internet. Ao contrário do que sucedeu em Portugal, em que a Marktest continua a ter um painel próprio, mesmo não sendo o oficial, a GfK – que lá passou a ser a anterior fornecedora – desligou logo o seu sistema aquando do fim da sua medição oficial e entrada em cena da Kantar.

A resolução do problema está a ser tentada há dois meses, e na passada terça-feira, voltou a ser adiada a primeira apresentação de resultados. Com este problema, foi ainda criada uma comissão técnica para tentar solucionar o problema da medição de audiências e investimentos em publicidade.

Moderador do fórum e designer