fbpx

Portugal tem espetro para ter mais canais na TDT

A Televisão
2 min leitura

Tdt Portugal Tem Espetro Para Ter Mais Canais Na Tdt

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) solicitou aos operadores e ao Regulador do media que se pronunciassem sobre as informações a dar a Bruxelas sobre o que Portugal quer fazer com o seu dividendo digital.

Segundo apurou o Correio da Manhã, o nosso país pode ter mais 30 canais na Televisão Digital Terrestre (TDT), sendo que alguns poderão ser em alta definição. Para que tal aconteça basta que o espetro radioelétrico seja cedido aos operadores televisivos.

Arons de Carvalho, vice presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em declarações à referida publicação adiantou que «A ERC deve assegurar que a União Europeia reserve espaço suficiente para as televisões; caso contrário, e porque é tendência , começa o ‘namoro’ das empresas de telecomunicações para o ocupar».

Esta mesma opinião tem a vogal Raquel Alexandra: “Tem de haver uma decisão que não seja irreversível, porque isso seria hipotecar a actividade futura das televisões«, refere.

Uma fonte da Anacom adiantou que os canais que estão na TDT – RTP 1, RTP 2, SIC e TVI – ocupam «pouco espaço», embora algum do espetro que sobrou do apagão analógico esteja já ocupado com tecnologia  LTE (quarta geração móvel – 4G), vendida aos operadores de telecomunicações.

Siga-me:
Redactor.