fbpx

OMNI TV cancela emissão de telejornal português, mas mantém produção de «Canadá Contacto»

A Televisão
3 min leitura

Rrp-Omni-LogoO grupo canadiano Rogers colocou fim ao bloco de notícias em português apresentado no canal OMNI, referiu hoje à Lusa, um responsável da empresa, referindo que esta decisão se baseia numa «reorientação da programação».

«No âmbito de uma reorientação da nossa área de negócios global e da estratégia de programação, a OMNI Televisão tomou a difícil decisão de não renovar a difusão e produção da Edição Portuguesa da Notícias da OMNI», referiu Charmaine Khan à Lusa.

O programa que era emitido de segunda a sexta-feira no canal de cabo OMNI TV, deixou de ir para o ar esta segunda-feira. Esta decisão teve como base a reorientação do grupo para possibilitar «a viabilidade e competitividade num panorama de mudança nos media».

«A reorientação do horário de programação permite-nos direccionar recursos para áreas em que devemos ter o maior impacto e flexibilidade com vista a servir as nossas audiências», acrescentou.

Devido a este corte do bloco de notícias em português, a redação de jornalistas em Toronto ficou reduzida.

Fontes próximas da OMNI referiram à Lusa que esta decisão foi comunicada de forma abrupta na semana passada, obrigando metade da equipa a abandonar a estação em poucos dias.

Canad%25C3%25A1%2520Contacto Omni Tv Cancela Emissão De Telejornal Português, Mas Mantém Produção De «Canadá Contacto»

Embora  tenha havido o corte do telejornal português, Charmaine Khan afirmou que a «OMNI TV continuará a servir e a envolver a audiências de língua portuguesa com a transmissão do programa Canadá Contacto [programa em colaboração com a RTP – Rádio Televisão Portuguesa], telenovelas diárias e vai lançar um entusiasmante programa magazine semanal de 30 minutos em língua portuguesa que irá focar temas de actualidade relevantes para a comunidade».

Quanto ao programa Canadá Contacto, a OMNI TVassegura que o mesmo continuará a ser produzido para a RTP, bem como a emiti-lo no canal OMNI.1

Contactado pela Lusa Martinho Silva, empresário e ex-radialista da CHIN Radio – uma das estações de rádio em Toronto com programação em português, critica esta decisão, pois segundo ele «esta decisão tomada pela Rogers empobrece os media portugueses no Ontário e a comunidade portuguesa fica a perder muito, porque era o único noticiário televisivo com reportagens locais em português a que todos acediam sem pagar, por fazer parte do pacote básico da Rogers».

«Para mim, esta foi uma decisão da Rogers como empresa, com o objetivo do lucro. Quer ter o máximo de rendimento. Não lhe interessa servir as comunidades”, criticou o Martinho da Silva.

Siga-me:
Redactor.