Geral

OE 2013 e refundação do memorando em destaque nas notícias de televisão

Oraçmento-Estado

Todas as semanas a Telenews da MediaMonitor (Grupo Marktest) analisa os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, RTP2, SIC e TVI).

Durante o período de 29 de outubro a 4 de novembro, o Orçamento de Estado para 2013 e a proposta do Governo liderado por Pedro Passos Coelho  para a refundação ou reforma das funções do estado, foi o assunto em destaque na última semana, Telenews da MediaMonitor.

De acordo com os dados recolhidos pelo serviço as propostas para o envolvimento do PS e do seu secretário geral António José Seguro para a constituição de uma maioria política alargada que foram recusadas liminarmente e a aprovação do OE 2013 pela maioria governamental e a reformulação de um plano B de cortes para compensar desvios na execução do OE 2013 foram outros assuntos em destaque, onde a cobertura da TVI sobre estes assuntos ultrapassou as 2 horas e meia de emissão e 66 apontamentos noticiosos sobre o tema. O OE2013, refundação e reforma do Estado recebeu dos três principais a atenção em 158 notícias e quase 6 horas de emissão.

É inclusive, a discussão à volta da proposta do governo de efetuar a refundação e reforma do estado, envolvendo o PS e António José Seguro  que foi notícia de abertura em 36% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

A intempérie que assolou a costa leste dos EUA, que provocou a morte de quase uma centena de pessoas, também foi alvo de destaque nas notícias televisivas durante a última semana.

Sobre o furacão Sandy foram registadas 122 notícias de 4 horas e meia de emissão. Onde se destaca a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 60 notícias emitidas sobre o tema.

O desporto é o principal destaque da RTP quando em comparação com os demais espaços de informação televisiva. A RTP dedicou cerca de 1 hora e meia de emissão de entre as 59 notícias emitidas à competição do «desporto rei». A última jornada da Liga Zon Sagres e crise de resultados do Sporting Clube de Portugal são os assuntos em destaque na informação desportiva. A cobertura televisiva sobre o futebol português registou 133 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema.

 

/* ]]> */