fbpx

Novo adiamento nas audiências da GfK

David Ferreira
2 min leitura

Gfk Novo Adiamento Nas Audiências Da Gfk

A Comissão de Análise e Estudos de Mercado(CAEM) comunicou à GfK, empresa responsável a partir deste ano pela medição das audiências de televisão, que o arranque da nova medição foi adiado por mais um mês, e com isto, solicitar à Marktest, a prestação desse serviço até lá. A notícia foi avançada pelo jornal Meios & Publicidade.

Segundo a CAEM, ainda não estão reunidas todas as condições para pôr em pleno funcionamento o sistema de audimetria da GfK. Este método está a ser testado há uma semana com dados reais, que apesar de não serem revelados publicamente, estão a suscitar algumas dúvidas ao conselho técnico de televisão da comissão.

Os problemas detetados podem estar relacionados com o painel de amostras, onde poderá existir uma sobrevalorização do cabo em detrimento dos generalistas gratuitos, ou mesmo com a própria tecnologia da GfK. Se no primeiro caso a resolução é aparentemente  fácil, se o segundo problema se confirmar, torna inviável a tecnologia da empresa, que tem tem agora  até 15 de fevereiro para corrigir os problemas detetados e continuar com análise diária dos resultados para testes.

A GfK utiliza o audiomatching para fazer a medição das audiências e a instalação dos audimetros, decorre ao mesmo tempo da transição da televisão analógica para a digital terrestre, sendo que, permite a medição em ambos os casos.

Recorde-se que este é o segundo adiamento nas audiências da GfK que deveria ter começado a 1 de janeiro de 2012. A empresa ganhou o concurso da CAEM em março de 2011 e tem até final de fevereiro para assinar o contrato, caso contrário, terá de se efetuar novo contrato.

Moderador do fórum e designer