fbpx

Marktest esconde os dados de audiências que recolheu

A Televisão
3 min leitura

Marktest Marktest Esconde Os Dados De Audiências Que RecolheuNo dia em que a TVI anunciou que vai passar a usar o painel da Marktest deixando de considerar as audiências medidas pela GfK (e que A Televisão já noticiou), a empresa de Jorge Fonseca Ferreira decidiu retirar do seu site os dados de audiência recolhidos pelo seu sistema de medição. O objetivo é muito simples: evitar que comparem os seus resultados (da Marktest) com os da GfK.

Os dados da Marktest podiam, até ao dia de ontem, ser consultados pelos canais e pelos órgãos de comunicação social. E as audiências apresentadas pela empresa que as media, oficialmente, até ao mês passado, mostravam as enormes discrepâncias entre os valores de audiência medidos pela GfK. Essas discrepâncias e alguns problemas têm feito a RTP contestar publicamente a fiabilidade técnica da empresa e fez com que a TVI, agora, quisesse deixar de considerar os dados oficiais da GfK. Nessa decisão da TVI pesou o facto dos novos resultados mostrarem a TV Record como líder dos canais de televisão paga, destronando a SIC Notícias (que no tempo da Marktest era líder há anos), e falhas que fizeram as televisões estarem dois dias sem resultados de audiência.

O jornal Sol entrou em contacto com a TVI e uma fonte oficial da estação não quis comentar, mas anunciou que estão a preparar um comunicado. Independentemente desta decisão, a TVI não pretende abandonar a CAEM (Comissão de Análise de Estudos do Meio).

Já a RTP, por seu lado, mostra-se de acordo com a posição tomada pela administração da TVI: «É do conhecimento público que a RTP partilha a opinião hoje expressa pela TVI, de que não se pode trabalhar com a falta de fiabilidade e a instabilidade deste sistema de medição de audiências», diz a estação do Estado, acrescentando que «A RTP irá falar com a TVI e com todos os operadores do mercado que partilhem desta necessidade de se encontrar um sistema fiável e credível de medição das audiências televisivas em Portugal, para construir essa solução».

A SIC optou por guardar as suas reações para mais tarde, sendo que esta decisão da TVI pode alterar o mercado televisivo, ao fazer com que haja em simultâneo duas medições de audiências, uma oficial e outra feita para a estação de Queluz de Baixo.

A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) opta por não fazer comentários: «Estamos a analisar a situação», disse a presidente Manuela Botelho à referida publicação.

Siga-me:
Redactor.