fbpx

Maioria dos portugueses nunca ouviu falar de TDT

Pedro Vendeira
3 min leitura

Estudo.

Mais de quatro quintos dos portugueses (83,7%) nunca ouviu falar sobre Televisão Digital Terrestre, plataforma que irá substituir o actual sinal analógico de televisão em 2012. Nem tão-pouco têm conhecimento das funcionalidades que a tecnologia permite, aponta um estudo do Obercom.

89% dos ingleses sabem o que é a TDT

Poucos portugueses sabem o que é a Televisão Digital Terrestre (TDT) e as tecnologias a esta associadas. Esta é a principal conclusão de um estudo do Obercom (Observatório da Comunicação ), que aponta que apenas 16,3% dos portugueses conhece a plataforma que em 2012 vai substituir o actual sistema analógico de transmissão do sinal de televisão, em Portugal e em toda a Europa.

Ou seja, quatro quintos dos portugueses desconhece esta tecnologia, apesar desta pesquisa ter sido realizada em Fevereiro deste ano, mês em que a TDT era um assunto de agenda nos media, devido à abertura dos concursos para a atribuição de licenças. Segundo o relatório da Obercom, é necessário que consumidor seja integrado “no processo de conversão da televisão analógica para a digital”, para que a implementação desta tecnologia possa ser “proveitosa”.

Quando a questão é televisão digital e alta definição, o grau de conhecimento dos portugueses sobe, para 56,4% e 28,5%, respectivamente. No entanto, este volta novamente a cair, para menos de 10%, quando os inquiridos são questionados sobre conceitos relacionados com a TDT – switchover (3,2%), set-top box (5,3%) e DVB (4,8%). No entanto, há grupos com mais conhecimento sobre a tecnologia, como é o caso dos homens e dos mais jovens, acrescenta a Obercom. 23,8% dos indivíduos do sexo masculino já ouviu falar de TDT, face a 9,5% dos inquiridos do sexo feminino.

Em termos etários, a faixa entre os 25 e os 34 anos é onde o grau de conhecimento é maior, 25,4%, havendo um decréscimo progressivo com o aumento da idade.

Espanhóis conhecem TDT

O conhecimento dos portugueses nesta matéria está muito distante do que os espanhóis e ingleses possuem. Segundo este estudo, 82% da população de Espanha já ouviu falar de TDT e 51,5% está a par do switchover ou desligamento, segundo dados da Impulsa TDT. Também a grande maioria dos ingleses (89%) já ouviu falar desta matéria, de acordo com dados do Ofcom.

No entanto, esta diferença entre o conhecimento sobre estas matérias em Portugal e em Espanha e no Reino Unido pode estar relacionada com o patamar em que a TDT se encontra nestes países. O Reino Unido está a implementar a TDT desde 2002, enquanto a Espanha o faz desde 2006. Aliás, neste país a passagem para o digital será feita em 2010.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com