fbpx

Lisboetas preferem o cabo, nortenhos a RTP2 e o «Secret Story»

A Televisão
2 min leitura

Audiencias

Também ao nível dos hábitos televisivos os gostos dos portugueses variam de Norte a Sul de Portugal.  Se na capital os portugueses preferem os canais de televisão por cabo a norte preferem a RTP2 e o reality show da TVI, Secret Story – Casa dos Segredos.

Segundo uma análise feita pela edição online do jornal Sol que teve em conta os dados fornecidos pela CAEM/Mediamonitor, é na zona de Lisboa que os espectadores preferem os canais por cabo aos canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI). Mais de um terço viu em média (no período de 21 de Setembro a 21 de Outubro) os canais alternativos do cabo, correspondendo a 35,3% dos espectadores nessa zona. Já a zona centro  de Portugal Continental é a região que dá menos importância aos canais ultra-especializados do cabo, uma vez que apenas um quarto dos seus espectadores (25,2%) os seguem.

É também em Lisboa onde os portugueses menos veem a TVI, canal líder de audiências em Portugal, contrariando os gostos dos telespectadores portugueses, registando apenas 22,1% de share. Por outro lado, a RTP2 tem a sua maior área de influência a Norte (2%) e  noCentro (2,4%). No entanto à medida que se percorre o mapa para Sul os números descem fixando em Lisboa e no Alentejo uma quota de mercado é de 1,6% e no Algarve de apenas 1,3%.

No que ao canal TVI Direct – que transmite em contínuo no cabo o reality show da estação de Queluz de Baixo– diz respeito o share do canal foi em média de 2,4% a Norte; 2,8% no Alentejo e 2,2% em Lisboa. No outro extremo estão as regiões Centro com 0,9% e o Algarve com apenas 1% de pessoas ligadas as aventuras da casa mais vigiada do país.

Num retrato global do país, o TVI Direct e a RTP 2 tiveram a mesma quota de mercado– 1,9 % cada – durante um mês. Porém esta semana o canal do grupo Media Capital dedicado ao formato apresentado por Teresa Guilherme distanciou-se.

Siga-me:
Redactor.