Geral

Generalistas cancelam debate final referente às legislativas

MICROfones rtp sic e tvi

O debate televisivo entre todos os partidos com assento parlamentar, a acontecer a 22 de setembro, foi cancelado. A decisão foi tomada em conjunto pelos diretores de informação da RTP, SIC e TVI, depois de a coligação PSD/CDS ter anunciado recusar-se a participar no confronto político, refere o Correio da Manhã.

A coligação – que forma o atual governo – disse não participar no debate sem a presença do presidente do CDS, Paulo Portas. «Face à recusa do PS e do PCP a que o CDS venha a participar em tal debate, consideramos que não estão respeitadas as regras básicas de pluralismo para que estejamos presentes», declarou a coligação.

As três televisões generalistas emitiriam o debate em simultâneo, como já havia sido acordado entre canais e partidos. O critério para a seleção dos presentes eram as candidaturas e não os partidos com assento parlamentar, o que deixaria Paulo Portas de fora, uma vez que a coligação teria Passos Coelho como representante.

Desta forma, mantém-se apenas o debate televisivo que opõe Pedro Passos Coelho ao principal líder da oposição, António Costa, a acontecer a 9 de setembro nas televisões e a 17 nas rádios. Realizam-se vários outros debates entre todas as candidaturas, durante o mesmo mês. Entretanto, a coligação anunciou ainda que será Paulo Portas a estar presente no frente-a-frente com os líderes do PCP e do Bloco de Esquerda.

ATV News