fbpx

Debates televisivos estão em risco

A Televisão
2 min leitura
Foto: Calçadão de Quarteira
Foto: Calçadão De Quarteira
Foto: Calçadão de Quarteira

Ainda não se sabe se se vão realizar debates na televisão, durante a campanha das eleições autárquicas, marcadas para 29 de setembro. A RTP, a SIC e a TVI não confirmam, mas também não desmentem, já que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o regulador dos media não se entendem. Ou seja, se eles não chegarem a acordo, as estações televisivas não querem «arriscar pagar multas por não cumprirem uma lei desatualizada».

Em relação à posição da SIC, Luís Marques, administrador editorial da Impresa, é perentório: «Vamos manter a nossa posição. Nada se alterou. Não me parece que haja debates». Já José Alberto Carvalho, diretor de informação da TVI, não concorda com esta possível mudança: «Acredito que a maturidade da democracia portuguesa permita separar propaganda de informação e jornalismo, de política. E também acredito que toda a gente encontrará soluções a contento de todas as partes, não sacrificando princípios nenhuns. Não pode estar em causa que é o jornalista que decide aquilo que é ou não notícia», cita o Correio da Manhã.

A posição da CNE parece manter-se e já veio a público mencionar que as televisões irão encontrar uma solução em breve, dizendo que a lei é para cumprir. No entanto, esta afirmação foi desmentida por José Alberto Carvalho: «A CNE reuniu com os representantes jurídicos dos canais. Não reuniu com os diretores de informação. Pelo menos comigo não reuniu, com RTP e SIC também não”, assegura, e critica: “É absolutamente extraordinário que a CNE e outras entidades já tenham formulado opiniões e recomendações sobre o que é que os jornalistas devem ou não fazer na campanha, quando nós [jornalistas] ainda não sabemos quais são os candidatos».

Esperam-se para breve mais novidades sobre este assunto. Porém, a CNE já demonstrou que não quer fazer acordo com o regulador dos media, deixando assim as televisões instáveis quanto à transmissão, ou não, de debates.

Siga-me:
Redactor.