fbpx

Comissão Europeia disposta a pagar Euronews em português

David Ferreira
3 min leitura

Euronews Portugues Comissão Europeia Disposta A Pagar Euronews Em Português

Bruxelas admitiu hoje a sua disponibilidade de assumir por 2 anos os custos do canal em língua portuguesa. Para isso é preciso que a RTP aceite manter-se como acionista do canal europeu de notícias e o estado português garanta as emissões do canal findo este período. Em notícia publicada no Meios & Publicidade, esta foi a resposta às comissões parlamentares de Educação, Ciência, Cultura, Ética, Cidadania e Comunicação, que solicitaram este apoio por parte das autoridades de Bruxelas. Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia(CE) afirmou que “estaria disposta a examinar a extensão do seu apoio à cadeia de informação europeia para manter a produção e a difusão da Euronews em português” por 2 anos, de acordo com uma carta datada de 23 de fevereiro e à qual Público e Lusa tiveram acesso.

Na mesma carta pode ler-se as condições desta benesse, “O operador público português deve manter-se como accionista da cadeia Euronews, e a esse título continuar a assumir a cotização anual”, e a segunda condição “antes de terminar esta ajuda, as autoridades portuguesas deverão levar a cabo as medidas suficientes para garantir, com a Euronews, a perenidade das emissões em língua portuguesa e permitir a difusão o mais larga possível dos seus programas”.

A RTP tem uma participação de 1,4% no capital da Euronews, cujos cargos, segundo dados do próprio canal europeu, ascendem aos 360 mil euros por ano. As comissões anteriormente mencionadas, já enviaram esta carta de Viviane Reading à administração da RTP e ainda devem chegar algumas questões sobre o assunto ao Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas no âmbito da Comissão Parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação esta quarta-feira.

Recorde-se que o presidente da RTP revelou no passado dia 9 na conferência de imprensa de apresentação dos resultados da empresa, que o “O mais certo é que o contrato [com a euronews] não venha a ser rescindido”. E com esta proposta, a hipótese da manutenção do canal na nossa língua ganha mais força.

Moderador do fórum e designer