Geral

Canais generalistas sem interesse na Taça de Portugal

Depois de o campeonato nacional de futebol, Liga Zon Sagres, ter arrancado sem transmissão em sinal aberto e a TVI ter conquistado à SIC a transmissão da Taça da Liga, RTP, a SIC e a TVI  parecem não estão interessados na aquisição dos direitos de transmissão da Taça de Portugal, avança hoje o jornal Correio da Manhã na sua edição em papel.

A segunda competição mais importante do futebol português,que esta sexta-feira entra nos oitavos-de-final,deverá juntar-se assim ao campeonato nacional,não merecendo transmissão em sinal aberto e todos os que quiserem assistir à festa do futebol nacional,devem fazê-lo exclusivamente, na Sport TV.

Segundo o Correio da Manhã, o acordo assinado entre a Federação Portuguesa de Futebol e a Olivedesportos,empresa que detêm os direitos de transmissão, prevê que a final terá, obrigatoriamente, de ser exibida em sinal aberto, em semelhança com o que aconteceu na época passada, altura em que a RTP emitiu a final da prova que opôs Académica ao Sporting Clube de Portugal.

Assim, e devido às restrições orçamentais impostas à RTP, que levaram mesmo a estação a cancelar a participação no Festival Eurovisão da Canção 2013, que se realizará na Suécia, a estação publica dificilmente avançará para a aquisição dos direitos da Taça. Afastada não está  ainda a hipótese de a estação,emitir apenas a final da competição. Oficialmente, o conselho de administração não emite comentários sobre o assunto.

Nas televisões privadas, Luís Marques,director-geral da SIC, diz que não há «margem para investir mais no futebol» e, por isso, a Taça de Portugal não está nos planos da estação de Carnaxide. Na TVI e em declarações o jornal diário a estação de Queluz de Baixo pensa da mesma forma.«Não pensamos apresentar proposta», revelou uma fonte da estação ao Correio da Manhã.

Recorde-se que as transmissões da edições de 2012/13 e 2013/14, da Taça da Liga foram adquiridas pela TVI que acumula ainda os direitos de transmissão da Liga dos Campeões. A SIC detém os direitos da Liga Europa, até 2015, e a RTP garantiu a transmissão da fase de qualificação da selecção nacional para o Campeonato do Mundo do Brasil,em 2014.

/* ]]> */