fbpx

Audimetria Semanal (62)

A Televisão
4 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (62)

A informação denotou algumas quebras na semana que passou. Se o “Jornal das 8” chegou a ser o programa mais visto dos últimos dias, “30 Minutos” não resistiu ao calor registado na terça-feira, e caiu nas audiências. O espaço da estação pública, que já ocupou o top dos cinco programas mais vistos do dia várias vezes, acabou por descer aos 7,3% de audiência média e 20,2% de share. Por outras palavras, a concorrência do final dos noticiários da concorrência e o início do seu horário nobre com os diários de “Peso Pesado” e os novos episódios de “Remédio Santo”, condicionaram a prestação de “30 Minutos”. É  a prova de que no verão, nem todos os telespetadores têm necessidade de contactar com as histórias destacadas neste formato.

252700 187869901262909 165657733484126 499837 7782364 N Audimetria Semanal (62)

Se, na RTP1, “30 Minutos” esteve abaixo da “linha amarela”, na RTP2 o noticiário “Hoje” surpreendeu. Com um público fiel, o espaço informativo do segundo canal tem fomentado os seus resultados, com ratings superiores a 3%, em alguns dias.

Num horário muito competitivo entre as privadas (22h00), a verdade é que a estação do Estado consegue impor-se frente a elas, e até em relação à RTP1. Não acredita? Por exemplo, na quarta-feira, “Hoje” atingiu os 8% de share, enquanto “Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão” (cujo episódio começou um pouco depois das 21h30), não foi além dos 18,7%. A diferença é significativa, contudo acaba por não sê-lo se tivermos em conta que SIC e TVI não competem com o primeiro canal nos meses quentes.

Principal adversário? RTP2 e Cabo.

Ng1472342 Audimetria Semanal (62)

A novela brasileira da estação de Carnaxide tem passado despercebida ao concorrer com “Sedução”, contudo na última semana foi registada uma vitória interessante. Com 6,5% de audiência média e 31,3% de share, “Araguaia” ultrapassou a produção de Rui Vilhena na quinta-feira.

É verdade que esta poderá ter sido uma exceção, contudo é de destacar que a novela da Globo tem vindo a crescer com os meses quentes. Sabendo que o público português fica acordado até mais tarde, “Araguaia” tem beneficiado dessa realidade, passando a ser mais competitiva no horário nas 23h30. Prevejo, portanto, que a produção emitida pelo terceiro canal consiga ganhar novos seguidores nos próximos tempos, e aproximar-se de “Sedução”.

Uma liderança não será para já registada, mas uma melhoria de resultados será bem provável.

Depois de destacarmos as vitórias do “Jornal das 8”, não é de desprezar a subida do “Jornal da Uma”. O noticiário da hora de almoço da estação de Queluz de Baixo registou uma audiência média bastante satisfatória na quinta-feira. Por outras palavras, e com 7,9% de rating e 33,1% de share, o “Jornal da Uma” foi o sexto programa mais visto do dia, tendo alcançado uma melhor performance que o “Telejornal” e o “Jornal da Noite”.

Será este um sinal de que a Informação da TVI está a melhorar, ou reflete simplesmente a aposta em noticias relacionadas com o óbito de Angélico Vieira? Independentemente da resposta, considero que ambas têm o seu “quê” de verdade e, como tal, devem ser consideradas numa possível conclusão.

513 Audimetria Semanal (62)

Destaques da semana:

RTP1 – “Ribeirão do Tempo” – 4,5% de audiência média (terça-feira)

RTP2 – “Janela Indiscreta” – 4,5% de share (quarta-feira)

SIC – “Rebelde Way” – 25,4% de share (quinta-feira)

TVI – “Morangos com Açúcar” – 8,9% de audiência média (quarta-feira)

Estas foram as minhas escolhas para a semana que passou… e as suas, direccionam-se para que conteúdos televisivos?

Diga de sua justiça através dos comentários no site, ou no fórum d’A Televisão.

Siga-me:
Redactor.