fbpx

Ficção Real

A Televisão
9 min leitura

Mais uma semana se passou, e esta foi quase que “atípica”. É que os rumores, as especulações recentes tomaram um novo rumo e novas possibilidades surgiram. Desde a mais do que provável mudança de Júlia Pinheiro para Carnaxide, às novas estrelas da ficção do mesmo canal, não esquecendo ainda as alterações que a saída daquela que é a mais emblemática apresentadora da TVI provocará no canal.

E, como é hábito há mais de um ano, aqui estou eu para esmiuçar um pouco do que saiu na nossa imprensa. Vai querer perder? Então guie-se pelas linhas que se seguem!

O rumor que alimentou páginas de revista no último Verão ganhou esta semana novos contornos. E é este o assunto mais falado do momento. Pois é, você com certeza que também já leu: Júlia Pinheiro já assinou um pré-acordo com a estação de Carnaxide. Já aqui falei bastante sobre este tema, e acredito que este seja mesmo o ponto final na novela que tanto tem dado que falar. A confirmar-se, a estação de Queluz de Baixo perde uma grande estrela e poderá correr sérios riscos daqui para a frente. Deixa de ter a sua estrela mais emblemática, e uma das mulheres que maiores responsabilidades teve na construção de vários programas de sucesso do canal. Ainda assim, nada está confirmado e tudo pode passar de apenas um rumor, no entanto, tendo em conta que a própria apresentadora “fugiu” dos jornalistas depois da gala de Natal da TVI na passada quinta-feira, é caso para dizer que “ali há gato”… Por tudo isto e muito mais, Júlia Pinheiro é a Protagonista desta semana!

E já que falo da apresentadora de As Tardes da Júlia, quem será a escolhida para agarrar o programa das tardes da TVI se esta disser mesmo adeus a Queluz de Baixo? Segundo a Notícias TV, Fátima Lopes ou Cristina Ferreira são as mais bem colocadas para o novo “cargo”. Sinceramente, acredito que a escolhida será mesmo a antiga cara da SIC. É que, por aquilo que a própria tem dito nos últimos tempos, em 2011 vai regressar aos talk-shows e não me parece que a direcção de programas arrisque a separar Manuel Luís Goucha de Cristina Ferreira, assim como não consigo pensar sequer na hipótese de Iva Domingues ou Leonor Poeiras ocuparem o lugar. Fátima Lopes parece-me, assim, a aposta mais apropriada e com maiores possibilidades de não causar tanto transtorno, no entanto, há que ter em mente que Cristina Ferreira já provou que se consegue desenrascar e fazer boa figura. Pessoalmente, eu optaria por colocá-la a ela e escolhia Leonor Poeiras para a substituir no Você na TV. Mas isto sou eu, que ainda não mando nada!

Mudanças estratégicas da TVI à parte, voltemos novamente à SIC. Aquilo que eu já previra vai mesmo acontecer. A estação de Carnaxide terá duas telenovelas portuguesas em exibição ao mesmo tempo. A notícia é confirmada por Virgílio Castelo, em entrevista ao Correio da Manhã, de domingo. Assim se explica a recente aposta do canal na contratação de novos actores, bem como o “reconhecimento” de outros que já têm alguma ligação com a estação. É que, esta semana ficou a saber-se que os responsáveis não estão apenas a recrutar novos profissionais, como também a apostar naqueles com que já são “prata da casa”, casos de Custódia Gallego, João Ricardo ou Joana Santos. Parece-me uma boa estratégia e oxalá que dê frutos, até porque, agora mais do que nunca, a SIC parece motiva a explorar uma fórmula que fez sucesso na concorrência e que dá garantias de bons resultados. E ver vamos como será a reacção do público.

Mas não é só a SIC que vai apostar na ficção nacional. Tal como é já hábito, por Queluz de Baixo as telenovelas continuam a ser a principal arma para combater a concorrência. E, como já há muito se sabe, em Janeiro começa a ser gravada uma nova trama, cuja estreia está agendada para Março e que nos levará até aos anos 80. No entanto, aquilo que ninguém sabia era uma das maiores surpresas reservadas pela estação. Ao contrário do que anteriormente havia sido escrito, não será Rita Pereira a protagonizar Anjo Meu. A protagonista da história, segundo adianta a Notícias TV desta semana terá como interprete uma ex-moranguita, Sara Matos. Fiquei bastante surpreendido com esta novidade. Não só porque acho uma aposta de elevado risco, como também porque não creio que seja uma boa opção. Sara ainda fez apenas uma telenovela e muita gente ainda a vê como a Margarida de Morangos com Açúcar. Colocá-la já como personagem central poderá não abonar a seu favor. Ainda assim, é de realçar o facto de, pelo menos desta vez, não termos a sensação de que a protagonista vem de outra telenovela. Apesar de tudo, nada me tira da ideia que Sara Matos foi apenas uma alternativa a Rita Pereira, até porque acredito que a TVI a quisesse mesmo como protagonista da história, mas a actriz talvez se tenha recusado a regressar já ao nosso país.

E, como ultimo destaque, falo-lhe se Secret Story. Não, desta vez não comento declarações de jogadores ou algo do género. O motivo pelo qual o reality-show da TVI é chamado a esta frente é outro. Segundo a Telenovelas desta semana, haverá apenas três finalistas, ao contrário dos inicialmente anunciados quatro. Esta mudança de estratégia prende-se com a expulsão repentina de Vítor, pelo que parece. Confesso que fiquei surpreendido com tal informação. Creio que um alterar das regras com o jogo mais do que a meio não abona nada em favor. Muito pelo contrário. Dá a ideia de que nem todas as situações foram equacionadas. Perante este cenário, o mais apropriado seria que continuassem a ser os mesmo quatro concorrentes na gala final e que houvesse uma semana em que nenhum saísse. Mas também, a meu ver, esta Casa dos Segredos já começa a ser desinteressante…

Deixo-lhe agora algumas frases que, no meu entender, se destacaram ao longo dos últimos sete dias:

 

“Um Emmy não é o reconhecimento máximo. Falta ganhar como melhores actores e melhores actrizes”, André Cerqueira (in TV 7 Dias)

“Fui, com certeza, abordada para ir (para a SIC). É sempre saudável receber um convite. Fico pela grande fidelidade à casa que me tem acarinhado e apoiado de há muitos anos a esta parte”, Alexandra Lencastre (in Diário de Notícias)

Não há fórmulas mágicas e o que hoje teve sucesso, amanhã pode não ter.”, André Barreira (in Correio TV)

“Graças aos Morangos conseguir ver o quão importante a mina familia é”, David Carreira (in Notícias TV)

E, antes das despedidas, a Rosa e o Espinho desta semana!

Rosa

Esta semana a distinção maior vai para Jaime Pinho D’Almeida, presidente do grupo Media Capital que, em declarações ao Diário de Notícias fez questão de elogiar Júlia Pinheiro e, embora não o confirme, desejou sorte à ainda directora de formatação de Conteúdos no seu novo projecto. É de figuras como estas que precisamos!

Espinho

O espinho desta semana vai para Vítor Rangel, ex-concorrente de Secret Story que, agora que foi expulso não se cansa de lançar farpas à ex-namorada que continua dentro da Casa. Não era preferível estar calado a tentar arrasar com Ana Isabel?

Termina assim mais uma edição de Frente de Destaques! Marcamos encontro daqui a uma semana, até lá, fique com o TV Universo!

Boa Semana!

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.