fbpx

Warehouse 13

A Televisão
8 min leitura

Key Art Warehouse 13 Warehouse 13

Numa altura em que o calor começa a apertar, o Fora de Série está de volta com mais uma crónica refrescante. Desta vez, passamos os olhos por uma das séries do canal SyFy exibida sempre, nos meses de Verão, e que mais sensação faz pela sua história irreverente e pela química entre os personagens principais: Warehouse 13.

Warehouse 13 é uma série que nos conta a história de dois agentes, Pete Lattimer e Myka Berring, que depois de terem salvo um importante diplomata em Washington são destacados para um local remoto, em South Dakota, lugar esse que alberga um armazém enormíssimo e lá dentro um dos maiores segredos do país.

Por mais cliché que possa parecer a premissa, Warehouse 13, numa primeira temporada, tem como principal objectivo dar a conhecer as personagens e dar a conhecer um pouco da mitologia que lhe está adjacente. De facto, não é todos os dias que temos uma série que nos mostra utensílios do mais comum que existe com propriedades diferentes das normais e que conferem ao humano que os possui habilidades muito interessantes.

Passar pelos primeiros episódios é complicado pois a única visão que o canal nos da sobre a série é o

factor “caso da semana” onde cada episódio é algo único que pouco ou nenhum impacto terá para a história principal. No entanto, a partir do meio da primeira temporada, a série consegue, realmente, cativar pois vai-nos sendo mostrado, a pouco e pouco, a linha narrativa que culmina num final de cair o queixo.

A segunda temporada, exibida no Verão passado, transporta-nos para um outro universo de toda esta rede de armazéns e, de facto, é nela que se encontram os melhores episódios. Com a introdução de uma nova personagem, a série adquire, a cada semana, um novo fulgor e nunca se esquece de lançar aquele pequeno ponto que nos faz voltar na semana seguinte. Com mais um final de deixar o queixo caído, Warehouse 13 despediu-se o Verão passado com promessa de voltar no Natl com um especial de encantar.

Os fãs esperam, ansiosamente, pelo seu regresso no próximo Julho e pelo desfecho de mais um arco que conseguiu prender muitos desde Setembro passado.

 

Apresentação

Season 1

Season 2

http://www.youtube.com/watch?v=Wzv1-maJ2Ls

Season 3

http://www.youtube.com/watch?v=7DSaBSH9Ylc

Créditos Iniciais

 

Quem é Quem…?

Myka Bering Char Warehouse 13

Myka Berring (Joanne Kelly) РJuntamente com Pete, fazem a dupla protagonista desta s̩rie. Myka ̩, na maior parte das vezes, o c̩rebro da dupla e aquela que faz o contra-peso a toda aquela loucura de Pete. Consegue ser divertida e ̩ uma personagem algo misteriosa, a meu ver.

Pete Lattimer Char Warehouse 13

Pete Lattimer (Eddie McClintock) – Pete é o brncalhão da dupla e, por vezes, consegue ser um pouco imaturo. No entanto, é com ele que acontecem as cenas mais hilariantes que dão outro fulgor à série.

Artie Nielsen (Saul Rubinek) – O “pai” da dupla e o encarregado de guardar o armazém. Também ele arruma todas as peças e coloca-as numa base de dados para a chefe, Mrs. Irene Frederic, estar a par de tudo aquilo que se está a passar no Armazém.

Leena Char Warehouse 13

Leena (Genelle Williams) РA encarregada do estabelecimento onde Myka e Pete passam a noite. De longe, a segunda personagem mais misteriosa da s̩rie, ̩ um dos alicerces da mesma. Tem o dom de ver a aura de uma pessoa.

Claudia Donovan Char Warehouse 13

Claudia Donovan (Allison Scagliotti) – A geek do Armazém e, também, uma das discípulas de Artie. Ele acolheu-a numa altura em que mais precisava e Claudia é, agora, a “chefe” de toda a parte informática do estabelecimento.

Mrs Frederic Char Warehouse 13

Mrs. Irene Frederic (CCH Pounder) – A chefe do Armazém e aquela que possui uma ligação muito forte com este. É, sem dúvida, das personagens mais misteriosas da série porque pouco se sabe da sua vida, mas proporciona momentos interessantes quando rodeada das restantes personagens.

 

Porque não devo perder esta série?

Warehouse 13 é um must see dos meus Verões porque é, sem dúvida, uma série leve e com estilo que me leva a pensar além da minha imaginação. A química entre os actores que dão vida às personagens principais é muito grande o que dá à série um tom muito mais descontraído e interessante capaz de tornar algumas situações realmente tensas em momentos de humor (muitas vezes, negro).

Warehouse 13 tem uma premissa interessante e com o decorrer dos episódios, a história adquire uma importância tal que o espectador é incapaz de a largar sem saber o que vai acontecer a seguir. É, sem dúvida, uma história bem pensada, com personagens cativantes e uma das séries-sensação de todo o Verão da televisão americana.

 

O que podia ser melhorado?

Numa primeira instância, diria que a série está bem como está e não precisa de qualquer upgrade. No entanto, o canal tende a produzir episódios do tipo “caso da semana” e muitas vezes sem qualquer impacto para a linha principal que tendem a baixar muito a dinâmica da mitologia e do arco da temporada. Podem ser necessários mas, tal como vi na primeira temporada, há casos perfeitamente dispensáveis (embora sejam bastante imaginativos) o que acaba por a prejudicar sem qualquer necessidade.

 

Onde posso ver?

Syfy Warehouse 13Nos canais SyFy e SyFy HD, 67 e 68 da grelha MEO, todas as quartas, às 21:30, os episódios inéditos da segunda temporada que repetem aos sábados, às 16:40.

Nos mesmos canais, pode ver ou rever os episódios da primeira temporada, todas as quartas, às 22:15 com repetição, todos os sábados, às 17:28 e todos os domingos, às 9:27.

 

Curiosidades

  • A série tem a estreia da sua terceira temporada já no próximo dia 11 de Julho.
  • Uma das características da série é a sua forte ligação à realidade. De facto, na segunda temporada, quando é introduzida a personagem H. G. Wells, muitas são as referências reais a esta pessoa bem como a todos os seus trabalhos de uma vida. E embora não se passe só com esta personagem, a série tende sempre a dar uma outra visão da história sem nunca esquecer a parte da realidade que lhe está adjacente.
Siga-me:
Redactor.