fbpx

Protagonista de «Prison Break» assume homossexualidade

Diana Casanova
2 min leitura

Wentworth-Miller-Beijing-Shanghai-03

No âmbito de um convite para estar presente num festival de cinema na Rússia, o conhecido ator de Prison Break decidiu declinar o mesmo, assumindo a sua homossexualidade.

Numa carta que enviou às entidades russas, e agora reproduzida pelo E!, Wentworth Miller afirmou «agradeço o vosso simpático convite. Como alguém que gostou de visitar a Rússia no passado e que também tem algum tipo de antepassados russos, deixar-me-ia feliz dizer que sim (…). Contudo, como gay, devo recusar».

De facto, o protagonista de Prison Break mostrou-se «muito preocupado e contra a atitude e o tratamento dos homens e mulheres homossexuais por parte do governo russo». O ator refere que «a situação não é de maneira alguma aceitável», pelo que «não posso em consciência participar numa celebração organizada por um país, onde a pessoas como eu, lhes é sistematicamente negado o direito a viver e a amar livremente».

Wentworth Miller junta-se assim a muitos ativistas que têm vindo a denunciar e a lutar para que as situações de abuso contra homossexuais na Rússia deixem de existir. Recentemente foi aprovada naquele país uma lei polémica que proíbe a «propaganda de relações sexuais não tradicionais junto de menores», o que inclui qualquer debate sobre os direitos dos homossexuais em praça pública ou em qualquer sítio onde menores possam ter contacto.

Redatora e cronista